Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 21:59
16/03/2020 - G1 Pará - Ufopa sendo citada
5 de Maio de 2020 às 15:18
Confira as medidas tomadas pela UFPA, Uepa, Ufra e Ufopa, até o fim da tarde desta segunda, 16.
16/03/2020
UFPA Campus Profissional — Foto: Thiago Pelaes / UFPA
Universidades públicas do Pará se posicionaram em relação às medidas tomadas para evitar a disseminação da doença COVID-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), até o fim da tarde desta segunda (16), estão sendo analisados 16 casos suspeitos e nenhum foi confirmado no Pará.
UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou, último no sábado (15), que vai manter atividades regulares. Um grupo de trabalho foi instalado na instituição para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico. Todos os eventos nacionais e internacionais previstos para ocorrer na UFPA estão suspensos até junho de 2020. A instituição também informou que serão canceladas viagens para o exterior e estados com confirmação de transmissão comunitária do vírus.
Uepa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta segunda-feira (16) que vai manter as atividades previstas no calendário acadêmico. Na instituição, foi criado um grupo de trabalho sobre o COVID-19 com o objetivo de atuar na educação em saúde, propor medidas específicas para a universidades e divulgar recomendações à comunidade acadêmica.
Ufra
A Universidade Rural da Amazônia (Ufra) divulgou orientações para a comunidade acadêmica sobre prevenção e riscos do coronavírus. A instituição informou que enquanto não houver caso detectado de COVID-19 nos municípios onde estão localizados os campi da Ufra, as atividades previstas no calendário acadêmico serão mantidas.
A Ufra orientou ainda que viagens a países que decretaram estado de emergência ou nos quais a epidemia está em pico de transmissão devem ser evitadas. Pessoas da comunidade acadêmica que tenham chegado de lugares com casos confirmados devem comunicar o retorno ao seu diretos, e caso sejam assintomáticos, devem ficar de 'quarentena' por 14 dias.
Ufopa
Em Santarém, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informou, através de nota, que as aulas na instituição estão mantidas mas sob análise do cenário em relação à doença, podendo ser suspeitas posteriormente. A Ufopa recomendou ainda que a realização de eventos já programados seja reavaliada.