Criado em 30 de Novembro de 2020 às 17:13

Ufopa libera atividades semipresenciais e acesso de alunos a áreas abertas em unidades de Santarém

05/11/2020 - G1 Santarém - PA - Positiva

30 de Novembro de 2020 às 17:13

Medidas de flexibilização são para retorno gradual e seguro das atividades.

Ufopa libera atividades semipresenciais e acesso de alunos a áreas abertas em duas unidades em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou nova instrução normativa com medidas de flexibilização nas unidades de ensino para retorno gradual das atividades administrativas e acadêmicas, em caráter semipresencial.

Conforme a normativa, os acadêmicos poderão ter acesso aos espaços abertos das unidades Tapajós e Rondon, em Santarém, para realizar atividades acadêmicas, desde que respeitem as medidas de proteção.

Em relação aos demais campi, a Ufopa ressaltou que o acesso ficará a critério da direção de cada campus. Estágios curriculares não obrigatórios em órgãos externos à instituição também estão autorizados.

Os discentes podem ainda acessar a rede de Internet da universidade em seus equipamentos pessoais ou nos computadores disponibilizados no Restaurante Universitário, das 8h às 12h, mediante agendamento e autorização junto à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges).

O trabalho semipresencial no mês de novembro fica mantido, conforme o estabelecido no plano de retomada de cada unidade e mediante manifestação de desejo voluntário pelo servidor. Os que quiserem permanecer em trabalho remoto poderão continuar desta forma, independentemente de se enquadrarem ou não em grupos de risco.

O público em geral ainda não foi liberado para atendimento de forma irrestrita. Atendimentos presenciais só ocorrerão caso a demanda não possa ser atendida remotamente, e deverão ser agendados por e-mail.

Atividades presencias

Segundo a Ufopa, o retorno às atividades presenciais será planejado com base no Plano de Biossegurança e no Plano de Retomada das Atividades Presenciais, este último ainda em construção pela universidade.

Unidades acadêmicas e administrativas têm até 10 dias para encaminhar a minuta do Plano de Retomada do setor.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/11/05/ufopa-libera-atividades-semipresenciais-e-acesso-de-alunos-a-areas-abertas-em-unidades-de-santarem.ghtml