Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 29 de Outubro de 2020 às 21:52

Com curta metragem, paraense é finalista em duas categorias em festival internacional de cinema

24/10/2020 - G1 Santarém - PA

29 de Outubro de 2020 às 21:51

Com curta metragem, paraense é finalista em duas categorias em festival internacional de cinema

Joe Lourenço é de Juruti, mas mora no Chile, e é único brasileiro entre os finalistas. Jovem concorre em 'gênero de ficção' e 'melhor ator' com produção independente: 'dedicação intensa'

'Orion - Caçador de Planeta' é indicado em duas categorias em festival de cinema internacional  — Foto: Divulgação

'Orion - Caçador de Planeta' é indicado em duas categorias em festival de cinema internacional — Foto: Divulgação

 

Com uma produção independente, o paraense Joe Lourenço, de 26 anos, é finalista em duas categorias no Festival Internacional de Curta Metragem Vitacura. O jovem é natural de Juruti, no oeste do estado, e é o único brasileiro entre os indicados a final, concorrendo como "melhor ator" e "melhor ficção" por "Orion - Caçador de Planetas".

Formando em engenharia agrônoma pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o jovem mora atualmente em Santiago, no Chile. Para ele, receber a indicação foi a resposta pela dedicação intensa e construção de um sonho.

 

"O prêmio principal você aguarda muito, mas ver que estão valorizando algo que você se dedica tanto é muito satisfatório. Estou agradecido por estar nesta lista, é incrível. Se eu ganhar vai ser uma realização profissional gigantesca", enfatizou.

 

A indicação ao prêmio saiu no dia 19 de outubro e a produção concorria com outros filmes de diferentes países. Joe é o único brasileiro que disputa a competição de audiovisual "Vitacura".

Da construção à realização

Meses idealizando o filme, Joe não contou com muitas mãos para torná-lo real. Roteirizado e produzido por ele mesmo, o paraense contou com ajuda de um amigo apenas para a filmagem de "Orion". Esta á a primeira produção do jovem de 26 anos.

 

Joe Lourenço é natural de Juruti (PA) e é o único brasileiro concorrendo no Festival Vitacura — Foto: Joe Lourenço/Divulgação

Joe Lourenço é natural de Juruti (PA) e é o único brasileiro concorrendo no Festival Vitacura — Foto: Joe Lourenço/Divulgação

"É muito difícil ter parceria com empresas no início da carreira pela falta de currículo. Contei com a ajuda de um amigo na gravação, mas todo o processo de pós-produção eu tive que ralar sozinho, por isso é muito especial esse prêmio porque é resultado de um dedicação muito intensa", disse.

Quimioterapia e luta pela vida

Apesar de estar a milhas de distância de Juruti, no interior do Pará, Joe se sente muito próximo à família. A mãe do jovem foi diagnosticada como câncer no intestino em meados de abril deste ano e precisou mudar para Santarém (PA) junto com o esposo para iniciar o tratamento.

Pais de Joe Lourenço tiveram que se mudar para Santarém para que a mãe do jovem pudesse iniciar tratamento contra o câncer — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Pais de Joe Lourenço tiveram que se mudar para Santarém para que a mãe do jovem pudesse iniciar tratamento contra o câncer — Foto: Reprodução/TV Tapajós

 

Tanto o pai quanto a mãe precisaram deixar os empregos para ir em busca de tratamento mais adequado. Ao G1, Joe contou que é um momento muito delicado para a família, e o prêmio os ajudariam a pagar as despesas decorrentes do tratamento, que já está na fase da quimioterapia.

 

"Foi um impacto muito grande. Essa saída da nossa cidade acarreta muitos custos, e com essa situação você é obrigado a fazer o impossível para ajudar",

'Orion - caçador de planetas'

 

Trailer do curta metragem 'Orion - caçador de planetas'

 

00:00/00:58

Trailer do curta metragem 'Orion - caçador de planetas'

O filme Meu mostra a trajetória de um ser intergaláctico que, após perder seu planeta, viaja explorando planetas desconhecidos e conhecendo suas particularidades. (Veja o trailer acima)

O desafio aparece no momento que encontra o planeta Terra e se depara com uma realidade que o faz tomar algumas decisões morais e que, talvez, mudarão o curso desse novo ambiente.

 

"Esse filme tem um ponto reflexivo bastante interessante sobre o que estamos fazendo na sociedade e qual será o nosso futuro", explicou Joe.

 

Votação popular

As categorias que "Orion - Caçador de Planetas" concorre são decididas por voto popular. A votação é pela internet (clique aqui para votar) e segue até dezembro. O resultado dos premiados sai no dia 18 de dezembro.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/10/24/com-curta-metragem-paraense-e-finalista-em-duas-categorias-em-festival-internacional-de-cinema.ghtml