Criado em 29 de Outubro de 2020 às 21:33

Navio Hospital Abaré finaliza série de expedições em 2020 nas comunidades ribeirinhas da região

24/10/2020 - G1 Santarém - PA

29 de Outubro de 2020 às 21:33

Última expedição ocorreu de 15 a 21 de outubro em comunidades da região do Rio Arapiuns, com cerca de 800 atendimentos. Viagem em novembro foi cancelada.

Navio Hospital Escola Abaré finaliza série de expedições em comunidades ribeirinhas na região em 2020 — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria

As expedições do Navio Hospital Escola Abaré foram encerradas em 2020 nas comunidades ribeirinhas da região oeste do Pará. A última viagem foi realizada entre 15 a 21 de outubro, percorrendo 35 comunidades da região do Rio Arapiuns, em Santarém.

Devido à grande estiagem na região, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde decidiram cancelar a viagem que estava prevista para novembro. A embarcação passará por manutenção e será preparada para reiniciar o cronograma de viagens em 2021.

Em outubro, 828 pessoas foram atendidas pela equipe do Abaré com serviços de atenção básica à saúde, seguindo o protocolo de sanitização na embarcação a cada período de atendimento.

Houve consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos, vacinação, coleta do PCCU e aplicação de testes rápidos, promovidos pelo Centro de Testagem Anônima (CTA), para hepatite B, sífilis e HIV. Como medida de prevenção à Covid-19, os atendimentos odontológicos foram voltados apenas aos casos emergenciais.

De acordo com administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), José Dirceu Costa, o número de pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal foi menor em comparação aos últimos meses, reduzindo significativamente a aplicação de testes para detecção de Covid-19. Foram testados 32 pacientes, sendo 22 pelo teste rápido e 10 pelo teste RT-PCR.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/10/24/navio-hospital-abare-finaliza-serie-de-expedicoes-em-2020-nas-comunidades-ribeirinhas-da-regiao.ghtml