Criado em 10 de Setembro de 2020 às 13:02

09/09/2020 - G1 Santarém-PA

10 de Setembro de 2020 às 13:02

Ação dos 'Peludinhos da Ufopa' fará feira de adoção de gatos em Santarém

Evento será nos dias 12 e 13 de setembro na Praça Barão de Santarém.

Ação dos 'Peludinhos da Ufopa' fará feira de adoção de gatos em Santarém — Foto: Ingrid Castilho

O projeto "Peludinhos" que é desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fará no dia 12 e 13 de setembro, a partir das 18h, uma feira de adoção de gatos. O evento será realizado na Praça Barão de Santarém, em frente a Igreja de São Sebastião, em Santarém, no oeste do Pará.

A feira é uma maneira de aproximar as pessoas dos pets e também de tirar esses animais das ruas.

“Sentimos uma grande necessidade de fazer a feira devido ao aumento do número de animais no espaço da universidade. Durante o período da pandemia, algumas gatas pegaram cria e outros filhotes foram abandonados na unidade Tapajós. Lá não é o lugar ideal para esses animais viverem", explicou a professora Cintya Martins, responsável pelo projeto.

"Queremos encontrar um lar responsável para esses filhotes, melhorando a vida do animal que será adotado”, completou.

A organização do "Peludinhos" também está vendendo máscaras faciais para ajudar nas ações do projeto. Cada unidade custa R$ 6 e as encomendas podem ser feitas através do número (93) 99122-0530.

As máscaras, com diversos modelos e tamanhos, estarão disponíveis para venda durante a feira, ao valor de R$ 7 cada.

Sobre o projeto

A paixão pelos animais fez nascer na Ufopa o projeto de extensão “Peludinhos da Ufopa”, com o objetivo de tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da universidade. O projeto envolve técnicos administrativos, professores, profissionais terceirizados e estudantes.

Além de fornecer uma alimentação mais saudável para os animais, o controle populacional também é uma preocupação, assim como a conscientização de que é proibido o abandono de animais nas dependências da Universidade. Abandono e maus-tratos de animais são crimes, conforme a Lei nº 9.605/98.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/09/09/acao-dos-peludinhos-da-ufopa-fara-feira-de-adocao-de-gatos-em-santarem.ghtml