Criado em 23 de Setembro de 2020 às 16:30

14/09/2020 - O POVO - Ufopa citada

23 de Setembro de 2020 às 16:30

Como a Covid-19 afeta o cérebro: o que se sabe e o que está em investigação

Sintomas como delírios, desorientação, perda de olfato e paladar e até ocorrência de Meningite têm sido observados em pacientes com Covid-19

Diversas pesquisas têm investigado como o Sars-Cov-2, causador da Covid-19, afeta o cérebro. Na imagem, varreduras cerebrais de pacientes com coronavírus de um estudo publicado em julho.  (Foto: Ross W. Paterson, Rachel L. Brown, et al./Brain, Oxford University Press)

Diversas pesquisas têm investigado como o Sars-Cov-2, causador da Covid-19, afeta o cérebro. Na imagem, varreduras cerebrais de pacientes com coronavírus de um estudo publicado em julho. (Foto: Ross W. Paterson, Rachel L. Brown, et al./Brain, Oxford University Press)

Além de ser uma doença respiratória, a Covid-19 também afeta o cérebro humano, provocando manifestações como delírios e perda de olfato e/ou paladar. Não é de se estranhar: evidências já demonstravam que os coronavírus Sars-Cov (2002) e Mers (2012) também infectavam o cérebro, induzindo a encefalites, encefalopatia e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). O apresentador do SportTV, Rodrigo Rodrigues morreu, em julho, vítima de complicações neurológicas após a Covid-19.

LEIA MAIS | Após a morte do apresentador Rodrigo Rodrigues, entenda como a trombose está associada à Covid-19

PUBLICIDADE

No entanto, o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, parece ter mais efetividade ao alcançar o sistema nervoso. Isso faz com que ele provoque manifestações mais intensas em comparação aos outros coronavírus. Assim, estima-se que cerca de 40% das pessoas contaminadas com o novo coronavírus apresentam sintomas neurológicos.

Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

No Ceará, o Plantão Coronavírus, sistema de teleatendimento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), já atendeu 8.402 pessoas (11,9%) com dor de cabeça e 2.674 (3,7%) com confusão mental. Os dados são do portal IntegraSUS, da Sesa, e correspondem ao período entre 17 de abril e 14 de setembro de 2020.

O neurocientista Walace Gomes Leal, professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), elenca alguns efeitos neurológicos do novo coronavírus observados até então:

- cefaleia (dor de cabeça);
- náuseas;
- vômito;
- perda/alteração de consciência;
- perda do olfato e/ou do paladar;
- convulsões;
- Meningite;
- Síndrome de Guillain-Barré e;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Link:  https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/09/14/como-a-covid-19-afeta-o-cerebro--o-que-se-sabe-e-o-que-esta-em-investigacao.html