Ultima atualização em 10 de Setembro de 2020 às 12:28

Grupo de estudos da Ufopa cria podcast para falar sobre linguística de forma divertida

01/09/2020 - G1 Santarém-PA - Positiva

10 de Setembro de 2020 às 12:28

O objetivo do podcast é socializar o conhecimento acadêmico da área de Letras, em especial da Linguística, curiosidades sobre a língua portuguesa e ações do Gelopa.

Podcast é alternativa de acesso à informação, principalmente para que não tem tempo de assistir vídeos — Foto: Thiago Ferreira/FotoNIC-Universidade de Fortaleza

Preconceito linguístico, linguagem LGBTQ e a polêmica “Doutor é quem faz doutorado?” são alguns assuntos que serão discutidos no Gelocast, o podcast recentemente criado pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Segundo a coordenadora do Gelopa, professora Ediene Pena Ferreira, o objetivo do podcast é socializar o conhecimento acadêmico da área de Letras, em especial da Linguística, curiosidades sobre a língua portuguesa e ações do Gelopa. “Sem utilizar uma linguagem acadêmica, o Gelopacast quer falar de língua de uma forma divertida e acessível ao grande público”, afirmou.

Os episódios têm duração de aproximadamente uma hora e são publicados às sextas-feiras no Spotify e Soundcloud, além de estarem disponíveis para download no blog do Gelopa.

A plataforma de áudio, assim como o canal no Youtube, a página no Instagram, no Facebook e também o blog são resultados de um dos projetos de extensão do grupo, e visam divulgar pesquisas sobre Língua, dar visibilidade aos trabalhos produzidos e atingir uma parcela da população que, por um motivo ou outro, não têm acesso a essas discussões do meio acadêmico.

O primeiro episódio do podcast falou sobre Ferdinand de Saussure, conhecido como o "Pai da linguística moderna" – sua história, pesquisas, estudos e teorias.

Desde 2018, o Gelopa utiliza o canal do YouTube para disponibilizar conteúdos da área de Letras e compartilhar resultados de pesquisas, criou o podcast com o propósito de atingir não só o público acadêmico, mas a comunidade em geral, facilitando o acesso à informação.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/09/01/grupo-de-estudos-da-ufopa-cria-podcast-para-falar-sobre-linguistica-de-forma-divertida.ghtml