Ultima atualização em 10 de Setembro de 2020 às 13:08

Labimol deve ampliar a testagem molecular da covid-19 para os vinte municípios atendidos pela 9ª Regional da Sespa

09/09/2020 - RD noticias - Ufopa citada

9 de Setembro de 2020 às 13:02

Em Santarém, o serviço de testagem também está sendo ampliado por meio do ambulatório itinerante da SEMSA.

Labimol amplia serviços em Santarém e municípios vizinhos – Foto: G1

OLaboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com o Governo do Estado e o HRBA, deverá ampliar a testagem molecular da covid-19 para os demais municípios que estão sob jurisdição do 9º Centro Regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). Ao todo, vinte municípios compõem a 9ª Regional no Oeste do Pará.

Na última sexta-feira, dia 4 de setembro, (..) o professor Marcos Prado, representando o Labimol, esteve reunido com secretários municipais de saúde para discutir a ampliação do serviço. A reunião ocorreu no prédio da CRS, com participação de representantes ou secretários dos vinte municípios do 9º Centro Regional.

Reunião do Labimol e secretários dos municípios que compõem o 9º CRS – Foto: arquivo pessoal/Marcos

O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação do atual momento que os municípios estãopassando por conta da Covid-19. Durante o encontro também foi feita uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Labimol e apresentado um alinhamento de estratégias entre o Labimol, o 9CRS e as secretarias de saúde dos municípios para aumentar a testagem nesses municípios.

De acordo com o professor Marcos Prado, o Labimol vai aumentar o envio de material de coleta aos municípios, tanto o meio de transporte viral quanto o swab, que são materiais usado na coleta. Também será melhorada a estratégia para que o material chegue com mais rapidez em Santarém. Segundo o professor, isso trará um resultado mais rápido para a população.

O Labimol foi inaugurado no dia 10 de julho deste ano. Desde então, já foram realizados três mil testes nos municípios do Oeste do Pará. Segundo o professor Marcos Prado, 30% desses testes foram positivos para Covid-19. Segundo Prado, esse percentual de casos positivos ainda está muito alto e quase o dobro da média nacional, por isso é importante manter as medidas de distanciamento social para evitar uma segunda onda de contágios. Ainda segundo Prado, a parceria com o Labimol tem permitido liberar diversos leitos para pacientes, tanto de UTI quanto de ambulatório, seja no Hospital Regional ou no Hospital de Campanha de Santarém.

Ampliação do serviço

Conforme informações do professor Marcos, o serviço de testagem está sendo ampliado também em Santarém. A testagem passa a ser ofertada a todos os pacientes sintomáticos, internados ou não em unidades hospitalares.

A coleta para analise molecular, padrão ouro, segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) já está sendo disponibilizada também na Escola Álvaro Adolfo da Silveira, no ambulatório itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).Dessa forma, qualquer pessoa pode ter acesso ao teste, basta ir até o ambulatório e apresentar um pedido médico. Se o medico atendente achar necessário o teste para Covid, ele solicita ao Labimol que realiza a testagem, liberando o resultado em até 48 horas após a coleta do paciente.

O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) foi implantado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, com o objetivo de facilitar o acesso ao exame na região.

O laboratório é fruto de parcerias entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Governo do Pará por meio do Centro Regional de Governo, 9º CRS da SESPA e Pró-saúde.

Da redação

Link: https://rdnoticias.blog.br/2020/09/09/labimol-deve-ampliar-a-testagem-molecular-da-covid-19-para-os-vinte-municipios-atendidos-pela-9a-regional-da-sespa/