Ultima atualização em 1 de Outubro de 2020 às 12:37

Preservação da memória documental no Baixo Amazonas é tema de live promovida pelo Iced

30/09/2020  - G1 Santarém  - PA - Positiva

1 de Outubro de 2020 às 12:36

Projeto de restauração de documentos na Ufopa — Foto: Comunicação Ufopa/Arquivo

Nesta quarta-feira (30), o Instituto de Ciências da Educação (Iced) realiza às 16h uma live com o tema “A preservação da memória documental no Baixo Amazonas”.

O evento será ministrado pelo professor Gefferson Rodrigues, doutor em história e coordenador do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA). A transmissão será pelo canal do Iced no YouTube.

Acesse aqui o link para se inscrever no canal e participar da live.

Pesquisas

Em Agosto de 2019, o Professor Gefferson Rodrigues (UFOPA) e a pesquisadora Emilie Stoll (CNRS / LC2S), integrantes do CDHBA, acompanharam um grupo de estudantes da Universidade do Québec em Montréal (UQAM) no rio Arapiuns.

Encontro com o Sr. Joaquim ferreira, na comunidade do Arapixuna em 2019 — Foto: Iced/Reprodução

O grupo foi visitar a comunidade de Arapixuna, em Santarém, oeste do Pará. Na ocasião apresentaram as atividades do CDHBA para os moradores desejosos de preservar os documentos históricos que possuem nas suas residências.

Durante o encontro, o senhor Joaquim Ferreira, morador de Arapixuna, apresentou documentos interessantes relativos à história dos clubes de futebol daquela região. A documentação apresentada era composta por vários artigos publicados em jornais, além de fotografias antigas e documentos produzidos pelos próprios clubes que ajudam a resgatar a história esportiva do lugar.

Link : https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/09/30/preservacao-da-memoria-documental-no-baixo-amazonas-e-tema-de-live-promovida-pelo-iced.ghtml