Criado em 11 de Maio de 2021 às 23:37

15/04/2021 - G1 Santarém — Pará - Positiva

11 de Maio de 2021 às 23:37

Com aulas práticas à distância, professora inova em projeto e alunos ganham 'kit de anatomia animal' para estudos"

Parceira com Vigilância em Saúde garantiu 23 pares de kits de hemiesqueleto a universitários de zootecnia da Ufopa.

Muitas barrerias foram impostas com a pandemia de Covid-19, principalmente ao ensino presencial. Mas a vontade de ensinar e possibilitar experiências práticas aos alunos, um professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está conseguindo repassar aulas práticas mesmo através da internet.

Depois de uma parceria com a Vigilância em Saúde de Santarém, 23 "kits de anatomia animal" foram confeccionados e entregues a alunos da disciplina Anatomia dos Animais Domésticos I do curso de Zootecnia.

A iniciativa se deu após a professora Adriana Caroprezo Morini buscar inspiração em um ex-professor de graduação, que atualmente é vice-diretor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP.

“Lá eles entregaram kits para os alunos das aulas práticas de veterinária, à distância. A partir daí, pensei numa forma de adaptar para os nossos alunos de Zootecnia”, contou.
Parceria fechada, material garantido
A execução do projeto se deu juntamente com o Núcleo de Vigilância em Saúde, que doa animais que chegam à instituição com doenças irreversíveis e precisaram sofrer eutanásia. Em vez de ser enterradas em lixões sanitários, as partes foram tratadas pelos técnicos da Ufopa e viraram material para auxiliar no aprendizado dos alunos.

A professora Adriana Caroprezo relatou que, de posse das informações necessárias, incluindo os materiais, entrou em contato com a direção do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), para inseri-lo no Programa de Enfrentamento aos Impactos da Pandemia de Covid-19 (PAEM).

O álcool 70% necessário para a conservação de parte do acervo foi conseguido por meio de uma doação articulada pela direção do Ibef junto à Fundação de Integração Amazônica (FIAM).

Os kits
Jecimara Santiago Soares e Aron de Sousa receberam os kits para estudos — Foto: Ufopa/Divulgação

Foram confeccionados 23 pares de kits, que atendem a todos os alunos matriculados na disciplina. A caixa plástica contém um hemiesqueleto (hemicrânio, hemicoxal, atlas ou áxis, costela, escápula, vértebra torácica, vértebra lombar, vértebra caudal, hemissacro, úmero, rádio e ulna, fêmur, tíbia e fíbula) de cão macerado e higienizado.

Em outro recipiente, acondicionado em saco plástico, estão as vísceras do animal (desde a língua até a região anal), também lavadas e já conservadas em álcool 70%.

O tratamento dos esqueletos e preparação dos kits ocorre no LabMORFO, na unidade Tapajós. Os ossos são são entregues totalmente limpos aos alunos. Quanto às vísceras, o cuidado é apenas no manuseio, pois estão imersos em material inflamável.

O projeto do uso de esqueletos de animais eutanasiados foi submetido à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/Ufopa) e, após aprovação, foi iniciado o contato para a aquisição de cães já “eutanasiados”. Os animais são adquiridos semanalmente e eviscerados e macerados para confecção dos kits.

As aulas práticas
Com os kits em mãos e auxílio de atlas virtual de anatomia, gratuito, disponibilizado para os alunos, bem como videoaulas de estudo dirigido, apontando as estruturas, os acadêmicos identificam, em seu material, os nomes dos ‘acidentes ósseos’, bem como os dos órgãos e suas particularidades.

A professora idealizadora do projeto explicou que os alunos vão ficar com os kits até o fim do próximo semestre, quando terão aulas da disciplina de Anatomia II. “Eles devolverão apenas os ossos, que já passam a fazer parte do acervo do laboratório”, disse.

Praticidade e ensino
Cursando o 3º semestre de Zootecnia, Jecimara Santiago Soares Pinto já tinha desistido das aulas práticas, e diz que sente falta das aulas no laboratório e dos colegas. Ficou surpresa quando soube dos kits.

“Eu achei que não ia ter aula prática, só ia ter aula teórica, e foi uma surpresa pra mim quando a professora falou da oportunidade das aulas práticas”. Ela ressalta também a importância do material. “A gente precisava dessas aulas para poder assimilar melhor o conhecimento”.

Já o universitário Aron de Sousa Carvalho disse que no início teve muita dificuldade com as aulas remotas, mas depois adaptou-se, apesar de sentir falta das aulas práticas. “Com os kits melhorou bastante, a gente tem meio que um contato com a aula prática; até melhora o método de estudo, em relação a ficar direto fixado no computador. Olhando os kits de anatomia é mais fácil fixar o conteúdo”.

Os kits estão ajudando também o aprendizado do aluno indígena Lisandré Korap Munduruku, do curso de Agronomia. Ele é oriundo da aldeia Saweré Apompu, localizada a 43 km de Itaituba. Teve de voltar para casa depois da possibilidade das aulas remotas. Mas enfrenta algumas dificuldades.

“Na aldeia não tem Internet, quando não está chovendo consigo assistir às aulas ao vivo. Muitas vezes, quando é a prova, preciso sair da aldeia. A gente está lutando para poder terminar o curso”. Ele é um dos alunos beneficiados com o chip de Internet fornecido pela Ufopa para apoio às aulas remotas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/04/15/com-aulas-praticas-a-distancia-professora-inova-em-projeto-e-alunos-ganham-kit-de-anatomia-animal-para-estudos.ghtml