Ultima atualização em 15 de Junho de 2021 às 20:44

Estudante da UFOPA é condenado pela Justiça por crime de racismo contra indígenas

24/04/2021 - Diário do Centro do Mundo - Ufopa citada

12 de Maio de 2021 às 00:31

Do G1:

Foi condenado a dois anos de prisão e multa o estudante da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém denunciado em 2018, pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo crime de racismo, após ter feito um comentário racista na página da instituição no Facebook durante uma transmissão ao vivo que mostrava um ritual indígena em recepção a calouros indígenas e quilombolas.

Como a pena privativa de liberdade pôde ser enquadrada nos casos em que o Código Penal permite a substituição por penas restritivas de direitos, a Justiça Federal converteu a pena de prisão na pena de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, mais pagamento de cinco salários mínimos a entidade social.

A sentença da Justiça Federal foi proferida no domingo (18), e divulgada pelo MPF nesta sexta-feira (23). O crime aconteceu em 11 de maio de 2018, quando Francisco Albertino Ribeiro dos Santos escreveu o seguinte comentário durante a transmissão: “Povo besta se fazendo de coitado. Levanta a cabeça e estuda. Mostra que embaixo dessa pele negra tem cérebro e não um estômago faminto”.

Link: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/estudante-da-ufopa-e-condenado-pela-justica-por-crime-de-racismo-contra-indigenas/