Ultima atualização em 12 de Maio de 2021 às 00:00

19/04/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

11 de Maio de 2021 às 23:45

Grupo de teatro Iurupari abre 20 vagas para projeto; saiba como participar

Inscrições devem ser encaminhadas para o Projeto até 2 de maio. Pessoas com mais de 15 anos podem participar.

Obra 'Isto É Um Homem' apresentada pelo Grupo de Teatro — Foto: Projeto Iurupari/Divulgação

As vagas para os interessados em fazer parte do projeto de extensão “Iurupari Grupo de Teatro”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), de Santarém, no oeste do Pará, estão abertas a partir desta segunda-feira (19). Ao todo, são 20 vagas disponíveis para o ano de 2021.

As confirmações das inscrições devem ser encaminhadas para os e-mails dos inscritos no dia 6 de maio, contendo informações quanto ao primeiro encontro que acontecerá dia 8 de maio, de forma presencial ou virtual, dependendo do cenário da pandemia no município.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Leandro Cazula, as atividades iniciais serão para desenvolver as habilidades teatrais entre os participantes, estimulando-os para que cada um explore sua potencialidade, e depois coloque-a em prática em grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa.

Como se inscrever

Podem participar das atividades cênicas pessoas com idade acima dos 15 anos, que têm até o dia 2 de maio para se inscrever por meio de formulário digital disponível no blog do projeto.

O candidato interessado precisa anexar uma carta de intenção, respondendo a seguinte pergunta: Por que fazer teatro no projeto Iurupari – grupo de teatro da Ufopa? Esta carta deve conter, no mínimo, 30 linhas de texto, redigido em software editor de texto (exemplo: Microsoft Word ou LibreOffice), em fonte “Times New Roman”, tamanho “12”, com cabeçalho contendo o título “Carta de Intenção”, “nome do (a) interessado (a)”, “idade”, a “pergunta determinada” e a “redação”. A carta, devidamente escrita e que estiver de acordo com as recomendações, deve ser salva em PDF e anexada ao formulário de inscrição online.

O projeto

O Projeto Iurupari da Ufopa é ligado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) e à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), desenvolvido desde 2015, com o objetivo de formar um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico.

“Para que elas possam exercer a atividade teatral entre si, e posteriormente se empenhem em apresentações variadas, a fim de se efetivar um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados à comunidade em geral”, disse o coordenador.

Essa etapa 1 deve será realizada de 8 de maio a 18 de dezembro de 2021, com carga horária de 180h. Prevê atividades remotas pelo Google Meet e presenciais com encontros no auditório Wilson Fonseca/Unidade Rondon.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/04/19/grupo-de-teatro-iurupari-abre-20-vagas-para-projeto-saiba-como-participar.ghtml