Criado em 12 de Maio de 2021 às 00:45

Parceria com cartórios de Óbidos e Mojuí dos Campos amplia atuação do Centro de Documentação Histórica da Ufopa

28/04/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

12 de Maio de 2021 às 00:45

O projeto dará início à digitalização de registros de casamento, nascimento e óbitos dos dois municípios, com apoio de dois bolsistas da Fundação de Integração da Amazônia (Fiam).

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) firmou parcerias com cartórios de Óbidos e Mojuí dos Campos para ampliar a atuação do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA).

O Centro guarda a documentação que compõe o acervo histórico da região do Baixo Amazonas para que seja restaurado e preservado, garantindo o acesso e a manutenção da memória social às gerações futuras, além da realização de pesquisas científicas na construção do conhecimento da história das relações sociais e culturais da Amazônia.

A parceria com o Cartório Rocha Passos de Óbidos viabilizará a digitalização dos documentos do Cartório. O projeto terá a participação de dois bolsistas do curso de História da Ufopa para digitalização de registros de casamento, nascimento e óbito datados desde as primeiras décadas do século XX, e possibilitará, no futuro, a realização de pesquisas que irão ampliar muito mais o conhecimento sobre passado obidense.

Na parceria firmada foi com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Notas de Mojuí dos Campos, o Centro também realizará a digitalização de registros de nascimento, casamento e óbito da cidade.

Para o coordenador do projeto prof. doutor Gefferson Rodrigues “é um projeto relevante à medida em que Mojuí dos Campos surgiu como uma comunidade impulsionada pela construção da transamazônica e, assim, com o estudo desses documentos os interessados poderão saber em maiores detalhes como o lugar foi formado até a sua emancipação enquanto cidade em 2013”.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/04/28/parceria-com-cartorios-de-obidos-e-mojui-dos-campos-amplia-atuacao-do-centro-de-documentacao-historica-da-ufopa.ghtml