Criado em 26 de Agosto de 2021 às 14:10

Laboratório de sementes florestais da Ufopa recebe doação de equipamentos do PSA

13/08/2021- G1 Santarém — PA - Positiva

26 de Agosto de 2021 às 14:10

Equipado, o Laboratório poderá ser credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pensando na continuidade do trabalho da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e na melhor estruturação, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) através do Programa Floresta Ativa Tapajós doou equipamentos com recursos do Fundo Amazônia/BNDES para modernizar o Laboratório de Sementes Florestais (LASF).

Foi um investimento de mais de R$ 115 mil em autoclave vertical analógica, balança centesimal, balança determinadora/medidor de umidade, balança suspensa digital, centrífuga digital, controlador digital, controlador digital de temperatura, destilador de água, estufa de esterilização e secagem, litros CS80/336, paquímetro analógico, paquímetro digital e moinho de facas.

O engenheiro florestal do PSA, Steve Mcqueen lembrou que em janeiro de 2020, o Saúde e Alegria e a Universidade Federal do Oeste do Pará assinaram um termo de parceria, cooperação técnica e doação para o Laboratório de Sementes Florestais.

"Com esse suporte eles vão poder ampliar ainda mais as análises de sementes florestais aqui da região e com isso, nós vamos ter dados atualizados dessas sementes onde os agricultores, extrativistas, coletores vão poder ter esse acesso e futuramente a gente quer que eles possam fazer a comercialização dessas sementes”, explicou Steve Mcqueen.

Professor de engenharia Florestal Instituto e Biodiversidade e Floresta da Ufopa, Everton de Almeida e Engenheiro Florestal do PSA, Steve Mcqueen — Foto: PSA/Divulgação

Equipado, o Laboratório poderá ser credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que as sementes tenham comprovação de origem e estejam aptas à comercialização pelas populações tradicionais.

“Esses equipamentos são muito importantes pro laboratório uma vez que eles possibilitam as análises necessárias de sementes segundo a regra estabelecida pelo Mapa. O laboratório necessita desses equipamentos para se credenciar junto ao Mapa. São equipamentos que vão realizar a questão de assepsia do material, secagem, germinação, etc”, esclareceu o professor de engenharia Florestal Instituto e Biodiversidade e Floresta da Ufopa, Everton de Almeida.

Atividades sustentáveis
Uma das preocupações do PSA é a geração de renda para moradores da floresta por meio de atividades sustentáveis como a cadeia de sementes. Com a comprovação da origem desses produtos, será possível realizar cadastro para emissão de laudos de origem das sementes para geração de renda para comunidades tradicionais.

O laboratório realiza coletas de sementes seguindo um cronograma para espécies do verão e inverno e promove capacitações para os coletores (moradores de áreas da coleta) para que saibam como realizar as coletas.

Amêndoas da andiroba coletadas na Floresta Nacional do Tapajós — Foto: PSA/Divulgação

“A gente sabe que essa parceria vem em prol da cadeia da restauração florestal. Isso veio em um bom momento e a gente espera que essa parceria tenha vida longa e que a gente possa estar sempre trabalhando em prol de vários objetivos que o nosso acordo de cooperação técnica tem com o PSA. O laboratório está sendo credenciado. Nós já temos o responsável técnico pelo laboratório. Então agora é utilizar esse maquinário em prol desse projeto que nós temos em conjunto da cadeia da restauração”, disse Almeida.

De acordo com o coordenador do PSA, Caetano Scannavino, ao invés de adquirir equipamentos apenas para o projeto, pensando só nas metas específicas do Floresta Ativa, a ONG tem trabalhado na construção de alianças que somam esforços para multiplicar resultados.

"Assim, o projeto e as comunidades ganham com o envolvimento acadêmico, ao mesmo tempo que a Universidade e os alunos também ganham com mais ferramentas para o ensino, a pesquisa, e a qualificação das análises. E a região também ganha com esse legado deixado, quem sabe para ajudar no sonho do Tapajós como um dos polos e referências em restauração florestal”, ressaltou Caetano Scannavino.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/08/13/laboratorio-de-sementes-florestais-da-ufopa-recebe-doacao-de-equipamentos-do-psa.ghtml