Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 26 de Agosto de 2021 às 13:29

Live organizada por Ufopa e Ioepa marcou lançamento de livro sobre processo de ocupação na Amazônia

08/08/2021 - Portal Santarém - Positiva

26 de Agosto de 2021 às 13:29

Live organizada por Ufopa e Ioepa marcou lançamento de livro sobre processo de ocupação na Amazônia
Trata-se de mais um lançamento da editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa

  Aconteceu o lançamento da obra “Amazônia: Espaço-Estoque, a negação da vida e esperanças teimosas”, da pesquisadora Raimunda Monteiro

Uma live para debater o processo político de ocupação da Amazônia vai marcar o lançamento da obra “Amazônia: Espaço-Estoque, a negação da vida e esperanças teimosas”, da pesquisadora Raimunda Monteiro. O debate reuniu a participação de autoridades, jornalistas, pesquisadores, sindicalistas e lideranças indígenas no sábado (07) e foi transmitido pelo canal do Youtube do Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com retransmissão nas redes da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) 

Trata-se de mais um lançamento da editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, como parte da linha de valorização das produções científicas, já que a obra aborda o modelo de integração da Amazônia ao país e ao mundo e as consequências para os seus povos, no contexto dos 50 anos de construção da rodovia Transamazônica.  

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, o livro da professora Raimunda Monteiro celebra uma parceria importante entre uma instituição estadual e a Ufopa. “Parceiras interinstitucionais entre estado e União, por exemplo, são fundamentais para a divulgação de conteúdos produzidos por intelectuais e pesquisadores paraenses ou que atuam no Pará”, observou Panzera.  


O titular da Ioepa ressaltou a relevância do assunto abordado pela professora da Ufopa, “por tratar de aspectos relevantes da ocupação da Amazônia, como desenvolvimento, exploração, problemas e soluções, o que coloca este livro em um patamar elevado. A Ioepa se sente honrada por participar do lançamento e da divulgação dessa obra”, finalizou Panzera.   

Segundo o coordenador da editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, trata-se de uma publicação importante para o meio acadêmico e para a sociedade, já que a autora, que também é professora, PhD e pesquisadora do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa, “nos ajuda a refletir sobre esse modelo perverso de desenvolvimento imposto aos povos amazônicos”, afirma ele.  

Por abordar o processo político e econômico de ocupação da Transamazônica, no oeste paraense, e na Amazônia, o debate na internet sobre o lançamento do livro promete ser produtivo, com profissionais qualificados para falar sobre uma região marcada por exploração predatória, ocupação desordenada, com pouca presença do Estado brasileiro, gerando violência e conflitos.  


“Todo esse processo beneficia grandes empresas internacionais, aliadas de uma elite agrária, grileiros e latifundiários que impõem uma violência na Amazônia dominando os cenários políticos e econômicos, deixando um passivo de devastação, destruição ambiental e de violência aos povos da região. Por isso entendemos a importância dessa obra para compreendermos a Amazônia e todo esse movimento histórico e secular, que vem desde o Brasil Colonial, gerando violência, devastação e conflitos sociais, comentou Moisés Alves. 

Participaram da live os jornalistas jornalista Manoel Dutra e Rubens Valente, o indigenista Sidney Possuelo, o produtor rural e sindicalista Avelino Ganzer, as lideranças indígenas cacique Mobu Udo-Arara, de Cachoeira Seca, e Lorena Curuai; a pesquisadora Ana Paula Souza e o físico Ennio Candotti, que foi diretor do Museu da Amazônia em Manaus, e presidente da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, que assina o prefácio da obra. 

A editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, foi criada em 17 de agosto de 2019, com a instituição de uma política pública do Governo do Estado do Pará, a partir da construção de um rico processo de valorização da ciência, cultura e da literatura paraense, com publicações de livros, revistas, cartilhas, jornais e e-books de pesquisadores, escritores e autores paraenses.  

Por: Ascom/Ioepa 

Fonte: Portal Santarém  

Link: http://www.portalsantarem.com.br/noticias/conteudo/live-organizada-por-ufopa-e-ioepa-marcou-lancamento-de-livro-sobre-processo-de-ocupacao-na-amazonia/94496