Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 26 de Agosto de 2021 às 14:46

Pesquisadores realizam estudos para monitorar emissão de metano na região oeste paraense

22/08/2021- Jornal Floripa - Ufopa citada

26 de Agosto de 2021 às 14:46

Pesquisadores realizam estudos para monitorar emissão de metano na região oeste paraense

O metano é um gás incolor composto por carbono e hidrogênio, altamente inflamável e um dos principais compostos que potencializam o efeito estufa no mundo. Comunidades da região oeste paraense foram visitadas por pesquisadores
Talita Baena
Começaram a ser realizados nesta semana, estudos em comunidades ribeirinhas na região oeste do Pará para monitorar a emissão de metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, em florestas de várzea, no Rio Amazonas. A previsão é que o projeto dure cerca de quatro anos com monitoramento diário.
Para isso, os pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade do Arizona (EUA), da Embrapa e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) estiveram durante dois dias na região próximo ao Lago Grande de Monte Alegre, no Cacoal Grande, e passaram por áreas de floresta alagada em Santana do Tapará, Igarapé da Ilha e Pixuna do Tapará.
Fluxo do metano é objeto de pesquisa com previsão de duração de quatro anos
Talita Baena
O metano é um gás incolor composto por carbono e hidrogênio, altamente inflamável e apresenta pouca solubilidade na água, sendo um dos principais compostos que potencializam o efeito estufa no mundo.
Segundo o professor da Ufopa, José Mauro Moura, neste primeiro momento a ação se concentrou em encontrar uma área adequada para a pesquisa ambiental. “Estamos tentando encontrar a área de pesquisa onde vamos instalar o experimento. Nosso projeto tem interesse em estudar o fluxo do metano”, explicou.
Estudo em comunidades de várzea monitora emissão de gás metano na região
Após esta fase de viabilidade técnica e definição da área, o próximo passo do projeto é instalar uma torre e a estação micrometeorológica, para o monitoramento das variáveis climáticas e do fluxo de metano.
Para o professor da Universidade do Arizona, Joost Van Harren, que analisa o clima e o meio ambiente da Amazônia, em alguns países que formam a Pan-Amazônia, é preciso entender como o gás natural tem influência num problema global, que são as mudanças climáticas.
VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região
Relacionado
 

Link: https://jornalfloripa.com.br/pesquisadores-realizam-estudos-para-monitorar-emissao-de-metano-na-regiao-oeste-paraense/