Criado em 3 de Setembro de 2021 às 11:04

Projeto de professores e alunos da UFOPA para digitalização de documentos históricos é vetado pelo MEC

05/08/2021 - O Estado Net - Negativa

3 de Setembro de 2021 às 11:04

Portal OESTADONET, com informações do site Tapajós de Fato - 05/08/2021

Créditos: Divulgação
Criado com a finalidade de digitalizar documentos históricos, datados do século XIX, do município de Óbidos, no oeste do Pará, o projeto “Digitisation of Justice court files during the 19th century in Brazilian Amazonia (1800-1900)”, do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi vetado pelo Ministério da Educação (MEC), depois de já ter sido aprovado pela British Library, sediada em Londres (Inglaterra), uma das maiores e mais conceituadas bibliotecas do mundo. A informação é do site Tapajós de Fato.

O projeto integra o Endangered Archives Program, programa mundial para a preservação de acervos que se encontram ameaçados. A parceria entre as instituições possibilitaria a digitalização de cerca de 100 caixas de processos civis e criminais. São documentos que mostram o funcionamento da Justiça na região e, ainda, a aquisição de equipamentos de última geração para o trabalho. O projeto tem duração de dois anos e teria a ajuda de oito bolsistas.

A British Library destinaria recursos na ordem de 55 mil libras, correspondente a aproximadamente R$ 387 mil.

Mas a parceria naufragou depois que o Ministério da Educação vetou o projeto.

Para os professores do Curso de História da UFOPA, esse investimento foi uma grande perda para esses profissionais que já enfrentam tantas dificuldades com este atual governo brasileiro, para os alunos que poderiam se beneficiar com este intercâmbio e com a experiência, e para a cidade de Santarém que perde a oportunidade de ter seus registros digitalizados.

Ao site Tapajós de Fato, o professor de História da Ufopa, Gefferson Rodrigues, falou sobre a importância que tinha esta parceria com a biblioteca britânica. “Diante do impedimento do MEC para que o Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas recebesse esse recurso por meio da UFOPA é imenso, 8 alunos da Universidade deixarão de receber uma bolsa por dois anos, além de perder a oportunidade de receber equipamentos importantes para a digitalização desses acervos tão importantes para a nossa história”. Segundo o Professor, a digitalização desses acervos é uma ferramenta crucial para que registros não sejam perdidos, e para que dados históricos sejam preservados a fim de se precaver caso aconteça algum acidente futuro com os arquivos físicos.

Maraya Machado, estudante do curso de História da UFOPA e voluntária no Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas, também falou sobre seu sentimento em relação à atitude do MEC. “Eu fiquei muito revoltada com essa situação, porque além do MEC não investir na pesquisa na Amazônia, eles também não medem esforços para atrapalhar o resgate dessa memória cultural, porque o nosso trabalho é preservar todo esse trabalho e todas essas pesquisas que foram feitas por pesquisadores que se dedicaram e colocaram suas vidas nesses arquivos a fim de proteger a história da região”.

Ontem (4), a direção do Sindufopa, divulgou nota em apoio a esse trabalho feito por professores e alunos da Universidade. Atitudes estão sendo tomadas para que algo seja feito e esses alunos comecem a ter seus direitos respeitados e recebam o respeito que merecem desse governo que tanto tem afetado a educação no Brasil.

Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/20268/projeto-de-professores-e-alunos-da-ufopa-para-digitalizacao-de-documentos-historicos-e-vetado-pelo-mec/