Ultima atualização em 3 de Setembro de 2021 às 11:54
26/08/2021 - G1 Santarém — Pará - Ufopa citada
3 de Setembro de 2021 às 11:54
Reunião debate implantação da educação patrimonial em escolas na região metropolitana de Santarém
Encontro é parte de procedimento instaurado na promotoria para estabelecer parcerias que possam ser revertidas em políticas educacionais.
Uma reunião no Ministério Público do Pará (MPPA) em Santarém, no oeste do estado, tratou sobre implantação da educação patrimonial como política pública nas escolas da região metropolitana. O encontro ocorreu na quarta-feira (25).
Participaram da reunião duas pesquisadoras da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa), responsáveis pelo programa "Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia", e a promotora de Justiça Lilian Braga, titular da 13ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Habitação e Urbanismo de Santarém.
O programa é resultado de parceria entre a Ufopa e o Museu Paraense Emílio Goeldi, e fomenta diálogos com a História e a Antropologia no âmbito educacional.
A reunião é parte de procedimento instaurado na promotoria para estabelecer parcerias que possam ser revertidas em políticas educacionais com objetivo de preservar a riqueza cultural e patrimonial na região metropolitana de Santarém
A promotora de Justiça Lilian Braga destacou a necessidade de ordenar prioridades nessa questão e envolver as escolas, estudantes e professores para conhecerem e se aliarem nas ações do programa.
Anne Rapp Py-Daniel e Myrtle Pearl Shock apresentaram exemplares das quatro publicações já lançadas: Arqueologia e suas aplicações na Amazônia; Uma Santarém mais antiga sob o olhar da Arqueologia; Descobrindo a Arqueologia; e Guia Arqueológico do Parque Estadual de Monte Alegre.
Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/08/26/reuniao-debate-implantacao-da-educacao-patrimonial-em-escolas-na-regiao-metropolitana-de-santarem.ghtml