Ultima atualização em 20 de Agosto de 2021 às 12:14

02/08/2021 - Rede Pará - Positiva

20 de Agosto de 2021 às 12:13

UFOPA realiza IX Jornada acadêmica em outubro

Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas é o tema do evento, alusivo a 2020 e 2021
Por Benigna Soares
 Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas é o tema da IX Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará, que ocorrerá no período de 18 a 23 de outubro de 2021, de forma inteiramente virtual. A programação da Jornada, que é o maior evento acadêmico da Ufopa, faz referência aos anos 2020 e 2021, considerando que, no ano passado, o evento não ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus.

Com o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, a programação terá palestras e mesas-redondas, transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Jornada Acadêmica no YouTube, e apresentações de trabalhos de graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de vídeos, podcasts, pôsteres virtuais e sessões virtuais do Google Meet, de acordo com as normas de cada atividade.

A IX Jornada Acadêmica da Universidade vai envolver os seguintes subeventos:

X Seminário de Iniciação Científica - Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit),  o seminário visa promover a socialização de conhecimentos gerados pelas pesquisas dos discentes dos cursos de graduação da Ufopa. O  público-alvo desta edição são os bolsistas e voluntários de iniciação científica (PIBIC); bolsistas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC - Ensino médio), dos ciclos de vigência 2019/2020 e 2020/2021;

VIII Seminário de Graduação -  O Seminário tem o objetivo de promover a socialização de conhecimentos no âmbito regional, envolvendo os cursos de graduação da Ufopa e de outras instituições de ensino superior da região, por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes de projetos e programas institucionais de monitoria, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Pró-Ensino e Programa de Educação Tutorial (PET), vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen);

VI Salão de Extensão - Organizado pela Pró-reitoria de Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), o Salão é um evento institucional de extensão universitária, realizado anualmente, que visa agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa e outras instituições da região;

II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil - De responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), o Fórum apresenta natureza consultiva, propositiva, indicadora e de acompanhamento na área de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil no Ensino Superior, tendo como fundamentos legais as seguintes normativas: Resolução nº 299/2019/CONSEPE/UFOPA (Regimento do Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Asssitência Estudantil da Ufopa); Resolução nº 200/2017/CONSEPE/UFOPA (Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Ufopa); e a Resolução nº 210/2017/CONSEPE/UFOPA (Política de Assistência Estudantil da Ufopa).

Durante a programação também serão realizados Seminários Temáticos promovidos pelos Institutitos e Campi regionais da Universidade sobre temas relacionados a diversas áreas. Haverá ainda atrações culturais. A programação completa da IX Jornada acadêmica da Ufopa será divulgada no mês de setembro.

Inscrição

A inscrição na IX Jornada Acadêmica da Ufopa compreende a participação nas palestras, mesas-redondas, programação cultural e subeventos da Jornada, com a garantia de certificação. Os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, exclusivamente pela página da Jornada no SigEventos.

Submissão e apresentação de trabalhos

Estudantes de graduação da Ufopa vinculados aos programas institucionais oficiais geridos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Exensão (Procce) poderão submeter resumos para apresentação na IX Jornada Acadêmica diretamente na página do evento no SigEventos (http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JA2021), no período de 2 a 27 de agosto de 2021. Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais da IX Jornada Acadêmica da Ufopa. Os subeventos que receberão resumos são: X Seminário de Iniciação Científica, VIII Seminário de Graduação e VI Salão de Extensão.

Observa-se que apenas o Seminário de Graduação receberá trabalhos externos, de outras instituições de ensino superior, também pelo link do SigEventos.  Normas e formatações estão disponíveis no site oficial do evento.

Matéria completa no site

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/08/01/ufopa-divulga-resultado-final-da-habilitacao-dos-classificados-na-1a-chamada-do-processo-seletivo.ghtml