Criado em 3 de Janeiro de 2022 às 17:17

Ensaio fotográfico sobre incêndios na Savana Alter do Chão em 2019 é produzido por doutoranda da Ufopa

29/12/2021 - G1 Santarém e região — PA - Positiva

3 de Janeiro de 2022 às 17:17

O trabalho de autoria de Talita Baena foi publicado em uma revista científica. Trata-se da narração dos acontecimentos, além de registros da área afetada pelo fogo até o florescer em espaços queimados.

Foi produzido e publicado em uma revista de publicação eletrônica do banco de imagens e efeitos visuais o ensaio fotográfico que mostra imagens sobre os efeitos dos incêndios na Savana Alter do Chão, em 2019, nas comunidades de Alter do Chão e de Ponta de Pedras, em Santarém, no oeste do Pará.

Além do ensaio, na publicação é apresentada uma breve narração dos acontecimentos em setembro de 2019, com a ocorrência dos incêndios, registros fotográficos da área afetada pelo fogo, desde os vestígios iniciais, passando pelos impactos na fauna, presença de pesquisadores na área e o novo florescer em espaços queimados.

Acesse o trabalho completo
Na época, os incêndios na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão chamaram a atenção da mídia nacional e internacional trazendo à tona o problema da especulação imobiliária como impacto ambiental, em áreas protegidas. Além do cenário de savanização da floresta amazônica, a partir da problemática do aumento do fogo e do desmatamento em todo o bioma Amazônia.

Incêndio de grande proporção atinge Alter do Chão e Ponta de Pedras, em Santarém
‘Incêndio na APA Alter do Chão pode ter sido causado por ação humana; não há indícios de dolo’, diz delegado
O trabalho de autoria da doutoranda, Talita Baena, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi publicado na Revista Iluminuras, vinculada ao Laboratório de Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

"O ensaio traz também trechos dos diários de campo de um estudo social de ciência e tecnologia, que por meio de uma observação participante, no Laboratório de Física e Química da Atmosfera, faz cartografia de controvérsias ambientais e registros fotográficos e audiovisuais da ciência em ação dos estudos de clima e meio ambiente, desenvolvidos pela rede de pesquisadores que atua junto ao laboratório, evidenciando também como controvérsias políticas e a especulação imobiliária impactam os ecossistemas e as pesquisas na Amazônia”, explicou Talita.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/12/29/ensaio-fotografico-sobre-incendios-na-savana-alter-do-chao-em-2019-e-produzido-por-doutoranda-da-ufopa.ghtml