Criado em 28 de Dezembro de 2021 às 13:05

Obra musical de Sebastião Tapajós é declarada patrimônio cultural e imaterial de Santarém

14/12/2021 - G1 / FolhaPA - Ufopa citada

28 de Dezembro de 2021 às 13:05

Reconhecimento ao artista foi declarado em lei sancionada na segunda-feira 13 . Músico alenquerense é famoso internacionalmente.

Foi declarado patrimônio cultural e imaterial de Santarém, no oeste do Pará, a obra musical de Sebastião Tapajós. O reconhecimento se tornou lei após sanção do prefeito Nélio Aguiar na segunda-feira (13).

O artista reconhecido internacionalmente faleceu no dia 2 de outubro de 2021, aos 79 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Sebastião Pena Marcião nasceu em 16 de abril de 1943 no município de em Alenquer. O artista gravou mais de 50 discos, sendo o primeiro de 1967, com o nome de "Violão e Tapajós", e o último, de 2014, com o título de "Violões do Pará".

O músico se formou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa e também estudou na Espanha e se dedicou à pesquisa de música popular e folclórica. Sebastião fez turnês ao lado de Paulinho da Viola, Maria Bethânia e também gravou na Alemanha e lançou discos com temas regionais do Pará e da América Latina.

Em 1992 ele recebeu o prêmio de Melhor Músico Brasileiro, concedido pela Academia Brasileira de Letras e em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e também da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Já em 2017, a partir de uma iniciativa de amigos, foi fundado o Instituto Sebastião Tapajós, que divulga a obra do violonista e de outros artistas locais. O violonista deixou um legado à cultura do Brasil e do mundo, levando consigo a Amazônia por onde passou.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link: http://www.emaismt.com.br/artigo/420541/Obra-musical-de-Sebastiao-Tapajos-e-declarada-patrimonio-cultural-e-imaterial-de-Santarem