Criado em 4 de Janeiro de 2022 às 17:02

Ufopa concede título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire

07/12/2021 - Amazon Amazonia - Positiva

4 de Janeiro de 2022 às 17:02

Ufopa concede título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire Compartilhe:

Homenagem póstuma será concedida em sessão solene do Consun

O Conselhor Superior (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou, durante reunião ocorrida nesta terça-feira (7/12),  a concessão do  título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire.

A homenagem póstuma vem no ano do centenário de seu nascimento. Paulo Freire é um dos mais renomados e premiados educadores brasileiros.

O título honorífico de Doutor Honoris Causa foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Para o reitor este é o “maior reconhecimento acadêmico [concedido pela Ufopa] ao pesquisador que merece, mais do que nunca, o nosso reconhecimento”,

A iniciativa de conceder o título honorífico partiu dos integrantes do Instituto de Ciências da Educação (Iced) que criou uma comissão especial, cujo relator foi o servidor Maike Vieira, para a abertura do processo 232044002645/2021-29 que solicita a concessão do título, uma exigência do regimento da universidade.

“Essa iniciativa vem num momento muito especial de comemoração em torno de reconhecimento do trabalho do professor Paulo Freire que neste ano faria cem anos”, afirmou o Reitor da Ufopa Hugo Diniz, que preside o Consun.

O Diretor do Iced professor Edilan Quaresma procedeu à leitura do parecer n.010/11/2021 elaborado pela Câmara de Legislação e Normas (CLN) que apresentou decisão favorável à concessão do título. O relatório detalhou, além do histórico do processo, que foi aberto em março deste ano, uma apresentação dos feitos do homenageado.

Durante a leitura do documento o prof. Edilan lembrou que Paulo Feire tem livros publicados em 15 Línguas diferentes, prestou serviço para a Organização das Nações Unidas (ONU) e já possui título semelhante nas principais e mais renomadas universidades ao redor do mundo.

Diniz lembrou que a Ufopa já concedeu título honorífico ao prof. Fernando Haddad (USP), ao prof. Jorge Guimarães (doutor em Biologia) e ao instrumentista Sebastião Tapajós.

O reitor sugeriu a realização de uma sessão solene – ainda sem data marcada – para “destacar” a concessão deste título póstumo.

Fonte: Comunicação Ufopa

Link: https://www.amazonamazonia.com.br/2021/12/07/ufopa-concede-titulo-de-doutor-honoris-causa-ao-educador-paulo-freire/