Criado em 15 de Fevereiro de 2021 às 20:33

Ufopa conquista aprovação do Conep para Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

11/02/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

15 de Fevereiro de 2021 às 20:33

Objetivo do colegiado é defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade de acordo com padrões éticos.

Reitor Hugo Diniz e coordenadora e vice do CEP, Flávia Garcez e Marina Meschede (da direita para a esquerda) — Foto: Divulgação

Foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com sede em Brasília, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Humanos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), um colegiado interdisciplinar e independente que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil.

De acordo com a professora Flávia Garcez, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), o CEP da Ufopa tem como objetivo defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade de acordo com padrões éticos. Conforme as regras estabelecidas, o comitê deverá apresentar relatórios semestrais e no mínimo 12 pareceres a cada ano. A autorização do Conep tem vigência para os próximos três anos.

A coordenadora do CEP explica ainda que as ações do comitê da Ufopa não se limitam às pesquisas desenvolvidas no âmbito da universidade: “O CEP Ufopa poderá atender às demandas da própria universidade e de outras instituições que fazem pesquisa em humanos do Brasil”.

Para o reitor da Ufopa, Prof. Hugo Diniz, este é um momento importante para a universidade. "Trata-se de mais um importante passo na consolidação da política de pesquisa de nossa Universidade, que trará mais confiabilidade e agilidade na aprovação de nossas pesquisas. Parabenizo as pesquisadoras e pesquisadores que foram diligentes em concretizar este comitê e dispõem seu tempo para servir aos outros. Os investimentos da Universidade em infraestrutura contribuíram para que fosse possível este credenciamento", destacou.

A partir de agora, os integrantes do CEP vão participar de treinamento, conforme cronograma já enviado pelo Conep, para então iniciarem as atividades.

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/02/11/ufopa-conquista-aprovacao-do-conep-para-comite-de-etica-em-pesquisa-com-seres-humanos.ghtml