Criado em 25 de Janeiro de 2021 às 14:18

Em Santarém, parceria entre Ufopa e Semsa pode assegurar aquisição e distribuição de vacinas

21/01/2021 - Roma News - Ufopa citada

25 de Janeiro de 2021 às 14:18

O documento foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão da última quarta-feira, 20

Com o argumento de assegurar a vacina contra a Covid-19 para todos, em Santarém, oeste do Pará, o vereador Erasmo Maia (DEM), propõe, em  requerimento, a realização de parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  para que os imunizantes sejam adquiridos e distribuídos à população do município.

No documento aprovado pela Câmara Municipal na sessão da última quarta-feira, 20, o vereador requer que as doses de vacina contra a Covid-19, que por ventura venham a ser adquiridas pela Ufopa, sejam repassadas ao poder público municipal que, de acordo com os públicos definidos pelo Ministério da Saúde, se encarregará de aplicar as doses à população em geral, na qual está inserida a comunidade acadêmica.

A solicitação se dá em razão da Ufopa ter anunciado que protocolou no Instituto Butantan ofício no qual manifesta a intenção de compra de 10 mil doses de vacina contra a Covid-19, amparada na Medida Provisória 4.026, de 05/01/2021, que permite a instituições da administração pública realizar a compra direta de vacina para combater a doença.

Nota da UFOPA

A Gestão Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Santarém.

Porém, reconhecendo o cenário nacional conturbado em relação à aquisição e distribuição da vacina contra Covid-19 se coloca à disposição para o que for necessário, no sentido de diminuir os entraves junto ao poder público municipal, estadual ou federal, para encontrar alternativas no sentido de amenizar os efeitos da pandemia que atinge o País, respeitando-se rigorosamente os grupos prioritários do plano de vacinação.

Assim como ocorreu durante a parceria firmada com o Governo do Estado para a realização dos testes de Covid-19 feitos por meio do Labimol/HRBA. Nesse sentido, a Ufopa quer continuar contribuindo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Secretaria Estadual de Saúde (SESPA).

Link: https://www.romanews.com.br/cidade/em-santarem-parceria-entre-ufopa-e-semsa-pode-assegurar-aquisicao-e/106663/