Criado em 14 de Janeiro de 2021 às 17:00
08/01/021 - Globo Rural - Positiva
14 de Janeiro de 2021 às 17:00
Governo faz parceria com universidade para estudos envolvendo a Ferrogrão
Projeto da ferrovia prevê investimentos de R$ 21,5 milhões para construir 933 quilômetros de estrada de ferro entre Sinop (MT) e o porto de Miritituba (PA)
REDAÇÃO GLOBO RURAL
(Foto: Alberto Ruy/Ministérios dos Transportes/Flickr)
O Ministério do Desenvolvimento Regional firmou uma parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para diagnosticar a capacidade do poder local de fazer a gestão do território nos municípios próximos à BR-163, onde será implantada a Ferrogrão.
A área abrange os municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, todos no Pará. A Ferrogrão terá 933 quilômetros de extensão, ligando o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), e ampliando a capacidade de escoamento da produção de grãos pelo Arco Norte do país.
Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), a mais de dois mil quilômetros da origem. “A gente via criar uma competição com todo o sistema que leva aos portos do Sul e, assim, reduzir o valor do frete e do custo Brasil”, ressalta Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.
A Ferrogrão faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. O leilão da concessão está previsto para ser publicado neste ano – estudos de viabilidade e as minutas de edital e contrato estão em avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é investir cerca de R$ 21,5 bilhões nas obras.
Link: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Infraestrutura-e-Logistica/noticia/2021/01/governo-faz-parceria-com-universidade-para-estudos-envolvendo-ferrograo.html