Ultima atualização em 4 de Fevereiro de 2021 às 17:40

Labimol tem convênio renovado para pesquisa e testes para Covid-19 no campus da UFOPA

26/01/2021 - Portal OESTADONET - Positiva

4 de Fevereiro de 2021 às 17:36

Kamila Andrade

Durante agenda oficial em Santarém, o governador Helder Barbalho anunciou, nesta terça-feira (26) que o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) vai reabrir. O espaço será utilizado no desenvolvimento de pesquisas avançadas sobre novas cepas de coronvírus e realização de 3.000 exames por mês para diagnosticar a Covid-19 pelos pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA).

“Estamos retomando esta iniciativa com investimento de R$ 1 milhão com o laboratório no campus da Ufopa. Essa medida vai dar amplitude para que o laboratório seja uma ferramenta dos alunos e professores na realização de estudos e pesquisas. Esperamos que cientistas e pesquisadores também possam utilizar o espaço não apenas gerar diagnóstico, mas também que possam pesquisar essa nova cepa advinda do Amazonas, que precisa ser investigada para identificar as ações necessárias em saúde”, ressaltou Helder Barbalho.

De acordo com o reitor da UFOPA, Hugo Diniz, o investimento de 1 milhão de reais do Estado para realizar mais de 25 mil testes de diagnósticos PCR para covid-19, nos próximos seis meses, atendendo toda região oeste do Pará.

"Este recurso também irá possibilitar o sequenciamento de amostras para buscar novas cepas do vírus na região. Além disso, o laboratório estará disponível para outras atividades de ensino, pesquisa e extensão, como aquelas previstas no PAEM. A geração de conhecimento e o estágio de nossos alunos de diversos cursos será prioridade nessa nova fase do Labimol."

Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/19154/labimol-tem-convenio-renovado-para-pesquisa-e-testes-para-covid-19-no-campus-da-ufopa/