Criado em 14 de Janeiro de 2021 às 16:49

Nova espécie de inseto é batizada de 'Portanus adenomari' em homenagem a professor da Ufopa

04/01/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

14 de Janeiro de 2021 às 16:49

Em um artigo científico, os autores contam que a escolha do nome se deu pela grande contribuição do professor Adenomar de Carvalho ao conhecimento de espécies de Portanini.

Professor Adenomar Neves de Carvalho é pesquisador da Ufopa — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma nova espécie de inseto do tipo "cigarrinha", que foi descoberta nos estados de Minas Gerais, Paraná e Maranhão recebeu o nome de Portanus adenomari em homenagem ao professor Adenomar Neves de Carvalho. O pesquisador é vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém, no oeste do Pará.

Segundo os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a Portanus adenomari, pertence ao grupo "Portanini", que abriga 63 espécies. Em artigo científico publicado na revista Zootaxa, os autores Márcio Félix, Victor Quintas, Jádila Santos Prando e Gabriel Mejdalani contam que a escolha desse nome se deu pela grande contribuição de Adenomar ao conhecimento de espécies de Portanini.

O professor Adenomar é biólogo, e possu mestrado e doutorado na área de Entomologia, somadas a uma vasta produção científica ao longo de mais de 20 anos de pesquisa sobre a diversidade, biologia e ecologia de insetos da ordem Hemiptera, popularmente conhecidas como "cigarrinhas".

De acordo com o pesquisador, esse grupo de insetos é objeto de trabalho desde a iniciação científica. "Realizei meu mestrado e doutorado com este grupo, descrevi e publiquei 23 espécies novas de Portanini (Hemiptera: Cicadellidae). Ter seu nome imortalizado em um ser vivo é algo que geralmente é concedido 'in memoriam''. Mas sendo homenageado ainda em vida, posso equipará-la a um título, de doutorado ou professor titular”, ressaltou Adenomar.

"Para mim, esta é a maior homenagem que alguém pode receber em vida!", comemorou o professor Adenomar Neves de Carvalho.

Mais informações sobre a nova espécie estão no artigo “Portanini (Insecta, Hemiptera, Cicadellidae): morphology of female terminalia, first record of host plants, a new species of Portanus from Brazil, and taxonomic notes”.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/01/04/nova-especie-de-inseto-e-batizada-de-portanus-adenomari-em-homenagem-a-professor-da-ufopa.ghtml