Criado em 14 de Janeiro de 2021 às 17:03

Ufopa envia ofício ao Instituto Butantan manifestando intenção de comprar 10 mil doses de vacina

08/01/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

14 de Janeiro de 2021 às 17:03

Após contato telefônico com a direção do Instituto, Universidade Federal do Oeste do Pará formalizou a intenção de compra das doses. Objetivo é imunizar pessoas mais vulneráveis.

Por Dominique Cavaleiro,

Reitoria falou sobre a intenção de compras das vacinas — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Em um ofício datado de 7 de janeiro de 2021, a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manifestou a intenção de adquirir 10 mil doses da vacina Coronavac desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A informação foi confirmada pelo pró-reitor de Planejamento da Ufopa, Rogério Cruz. Ao G1, o Rogério Cruz disse que a reitoria fez contato com a direção do Instituto por telefone e posteriormente protocolou o ofício formalizando a intenção de compra da vacina.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a intenção da Ufopa é imunizar as pessoas mais vulneráveis, entre professores, técnicos e alunos, obedecendo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e demais órgãos.

“Se conseguirmos essa compra, provavelmente será via dispensa de licitação. Nossa intenção é imunizar parte da comunidade acadêmica, os mais vulneráveis e as pessoas do grupo de risco. Mas é importante enfatizar que se conseguirmos a compra, devemos seguir alinhados com a estratégia de imunização dos governos federal e estadual”, explicou Rogério.

Caixa da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  — Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo

Caixa da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. — Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo

A dispensa de licitação, citada pelo pró-reitor, é uma referência à Medida Provisória 1.026/21 que dispõe sobre as medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, tecnologia da informação e comunicação, comunicação social e publicitária e treinamentos destinados à vacinação contra a covid-19 e sobre o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a covid-19.

De acordo com a vice-reitora da Universidade, Aldenize Xavier, a intenção é adquirir pelo menos 10 mil doses da vacina. A instituição já tem a confirmação de que a demanda será atendida, mas ainda não se sabe o prazo.

"Estamos aguardando resposta ao ofício enviado. Estamos acompanhando desde dezembro os fluxos de compra do Ministério da Saúde e a produção nacional. O Butantan está com várias doses prontas e a partir do decreto publicado ontem (quinta, 7), a universidade fica autorizada a comprar", disse Aldenize.

Ainda de acordo com a vice-reitora, a Ufopa tem uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para alinhar ações de imunização à estratégia municipal e estadual. Além disso, a universidade está criando um plano interno de imunização.

"O objetivo é unirmos forças para aplicarmos as doses com o mesmo empenho que o Butantan vem produzindo. Eles estão trabalhando 24h por dia, 7 dias por semana para produzir as doses. Mas não adianta elas ficarem armazenadas. Cada um precisa fazer sua parte", completou Aldenize.

Ainda segundo a vice-reitora, as doses só serão aplicadas após aprovação da Anvisa, que deve ocorrer nos próximos dias.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/01/08/ufopa-envia-oficio-ao-instituto-butantan-manifestando-intencao-de-comprar-10-mil-doses-de-vacina.ghtml