Criado em 14 de Janeiro de 2021 às 16:55

Ufopa firma parceira com Governo Federal para estudos em municípios da BR-163 atingidos pela Ferrogrão

06/01/2021 - G1 Santarém — Pará - Positiva

14 de Janeiro de 2021 às 16:55

Anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) como parte do Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais.

Ufopa firma parceira  com Governo Federal para análises em municípios da BR-163 atingidos pela Ferrogrão  — Foto: Reprodução

Ufopa firma parceira com Governo Federal para análises em municípios da BR-163 atingidos pela Ferrogrão — Foto: Reprodução

O Governo Federal anunciou que firmou parcerias com universidades públicas para que sejam feitas análises e propostas de ações que fomentem o desenvolvimento local em cinco macrorregiões do País, com investimento de R$ 659 mil. No Pará, a parceria é com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFopa).

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a parceira é para diagnosticar a capacidade do poder local de fazer a gestão do território nos municípios próximos à BR-163 que serão atingidos pela implantação da Ferrogrão, ferrovia longitudinal que vai ligar os estados de Mato Grosso e Pará.

O território, também conhecido como região do Tapajós, inclui os municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.

Os trabalhos estão incluídos no Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais (PFCG), instituído em 2019. “A nossa finalidade é mobilizar políticas, ações, instrumentos e parcerias para criar um ambiente colaborativo voltado à ampliação das capacidades de gestão e da sustentabilidade institucional dos entes federados”, explicou o coordenador da ação no MDR, João Mendes.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/01/06/ufopa-firma-parceira-com-governo-federal-para-estudos-em-municipios-da-br-163-atingidos-pela-ferrograo.ghtml