Criado em 12 de Julho de 2021 às 13:16

Arquidiocese de Santarém firma convênio com Ufopa para produção de medicamentos fitoterápicos

03/07/2021 - G1 Santarém — PA - Ufopa citada

12 de Julho de 2021 às 13:16

A produção está prevista para iniciar na segunda quinzena do mês de agosto. Medicamentos devem ser destinados a pessoas com baixo acesso aos serviços de saúde.

A Arquidiocese de Santarém e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) firmaram convênio na sexta-feira (2) para execução do Plano “Promoção da Saúde Mental em Momentos de Pandemia através da Fitoterapia em Comunidades do Oeste Paraense”. O evento ocorreu na Unidade Tapajós da Ufopa.

A parceria consiste em promover a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos para minimizar efeitos de ansiedade e depressão causados pela Covid-19. Serão contempladas cincos comunidades: Bom Jardim, no planalto Santareno – comunidade quilombola; São Pedro, no Rio Arapiuns – comunidade ribeirinha; São Raimundo, no Rio Tapajós - comunidade ribeirinha; comunidade Santa Rita – bairro Floresta/Área Urbana Santarém; e comunidade Amparo – Unidade Conquista/Área Urbana Santarém.

O convênio, por meio de cooperação técnica da Universidade com o Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa prevê a para fabricação de medicamentos fitoterápicos. Os recursos da primeira fase virão da Arquidiocese de Santarém e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella, e outra parte dos recursos humanos e infraestrutura tecnológica já instalados na FarmaUfopa.

O resultado esperado desse projeto é oferecer medicamentos fitoterápicos produzidos pela Farmácia Universitária do Isco/Ufopa para as pessoas com dificuldade de acesso ao sistema de saúde ou atendimento psicossocial.

Inauguração da FarmaUfopa que vai produzir medicamentos fitoterápicos — Foto: Arquidiocese de Santarém/Divulgação

O diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, professor Wilson Sabino, destacou que o plano de trabalho em conjunto com a Igreja de Santarém é algo inovador, inclusive para a região, e que a produção está prevista para iniciar na segunda quinzena do mês de agosto.

“A importância da arquidiocese está na articulação que teve para que pudéssemos ter um recurso inicial vindo, inclusive, da Alemanha, para esse processo. O recurso vem e é comprado os princípios ativos e insumos. Nós preparamos isso dentro da farmácia universitária e transformarmos no medicamento fitoterápico”, disse Sabino.

O arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman ressaltou que a Ufopa é uma universidade qualificada e oferece uma farmácia moderna. “Nós, como arquidiocese de Santarém, temos a satisfação e a alegria de firmar esse convênio, de poder colaborar com as nossas comunidades. Por meio de projetos, essa farmácia pode fluir e produzir os remédios fitoterápicos, através do corpo docente e discente da universidade e, assim, ajudar as comunidades”.

Quanto aos recursos, a coordenadora da Cáritas dImage titlea Arquidiocese, Francely Brandão informou que foi aprovado um projeto com a Missão Central dos Franciscanos na Alemanha, e essa parceria veio através das irmãs Franciscanas de Maristella. “Agradecemos essa parceria com a Ufopa e acreditamos plenamente que a universidade deve estar envolvida com a comunidade e a comunidade envolvida com a universidade”, salientou.

Reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz afirmou que as assinaturas dos planos de trabalho refletem muito no que acreditam para a universidade. “A FarmaUfopa junta prefeitura, universidade, a arquidiocese de Santarém com alto poder social e junta, principalmente, que eu considero o principal ingrediente para uma universidade como a nossa, que são as comunidades”, pontuou.

Outro convênio e inauguração
Na cerimônia, também foi assinado o convênio da Ufopa com a Prefeitura de Santarém do plano “Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - Santarém” e a inauguração da Farmácia Universitária, a FarmaUfopa, onde os trabalhos serão executados.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/07/03/arquidiocese-de-santarem-firma-convenio-com-ufopa-para-producao-de-medicamentos-fitoterapicos.ghtml