Criado em 20 de Julho de 2021 às 11:47

Programa de pós-graduação da Ufopa realiza processo seletivo para turma de doutorado 2021

13/07/2021 - G1 Santarém — PA -Positiva

20 de Julho de 2021 às 11:47

Poderão participar do processo seletivo candidatos que concluíram o curso de mestrado ou candidatos que apresentarem declaração emitida pela coordenação de curso de pós-graduação.

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o processo de seleção de novos alunos de doutorado para o ano letivo de 2021. Os interessados podem se inscrever até dia 29 de julho.

Ao todo, são 19 vagas, e, atendendo à resolução da Ufopa nº 171, de 30 de novembro de 2016, serão disponibilizadas três vagas a servidores do quadro permanente da Universidade e com estabilidade funcional. Neste edital utilizou-se a denominação “Cota Ufopa” para estas vagas. Outras quatro vagas serão reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, dentro do programa de Ação Afirmativa da Ufopa, a partir da Resolução do Consepe/Ufopa nº 314, de 23 de dezembro de 2019.

Poderão participar do processo seletivo candidatos que concluíram o curso de mestrado ou candidatos que apresentarem declaração emitida pela coordenação de curso de pós-graduação que informe data prevista para defesa de mestrado, sendo que esta terá que ser realizada antes da data de matrícula no curso de doutorado.

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 30 de julho de 2021. Do processo ainda constam avaliação dos projetos, entrevistas dos candidatos e avaliação do currículo Lattes. De acordo com o cronograma do edital, o resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de agosto, com início das atividades para o dia 6 de setembro.

Formação de doutores

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), aprovado pela Capes em março de 2012, insere-se na área de avaliação Ciências Ambientais (CACiamb/Capes).

Tem como objetivo formar doutores em Ciências Ambientais, fornecendo embasamento teórico-metodológico que permita integrar o conhecimento de diferentes áreas da ciência, para compreender a complexidade de problemas ambientais, tecnológicos e sociais nos processos do desenvolvimento sustentável e estabelecer redes institucionais de pesquisas temáticas, visando à complementaridade na compreensão de fenômenos complexos relacionados aos objetivos de construção da sustentabilidade.

Possui área de concentração com o mesmo título do programa, Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, e três linhas de pesquisa: L1- Impactos Ambientais e Sociais da Mudança do Uso da Terra na Amazônia; L2- Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável; L3- Recursos Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia.

LInk: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/07/13/programa-de-pos-graduacao-da-ufopa-realiza-processo-seletivo-para-turma-de-doutorado-2021.ghtml