Criado em 20 de Julho de 2021 às 11:27

Ufopa desocupa prédio que abrigou atividades da unidade Amazônia por 10 anos em Santarém

11/07/2021 - G1 Santarém — Pará - Positiva

20 de Julho de 2021 às 11:27

Ato simbólico marcou retirada do brasão da universidade. Processo de desocupação começou ainda em 2019.

O prédio que abrigou por 10 anos a unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi desocupado em Santarém, no oeste do estado. O processo iniciou ainda em 2019 e foi concluído na última sexta-feira (9) com um ato simbólico em frente ao prédio. A unidade funcionava na Avenida Mendonça Furtado.

Um número reduzido de servidores acompanhou a cerimônia, que teve discursos breves e emocionados e foi marcada pela retirada da placa com o brasão da Ufopa, que estava na fachada do prédio. O ato simbolizou o fim das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas.

Em novembro de 2013, o Conselho Universitário (Consun) da Ufopa aprovou o contrato de aluguel do Amazônia Boulevard, no valor de R$ 447.604,54 por mês. Em oito anos foram gastos pelo menos R$ 50 milhões em aluguéis.

Ato simbólico em frente ao prédio onde funcionou a unidade Amazônia da Ufopa — Foto: Ufopa/Divulgação

O prédio chegou a abrigar 30 salas de aula, 48 unidades administrativas, auditório, biblioteca, salas de apoio pedagógico, além de setores administrativos, como a Reitoria, pró-reitorias e os conselhos universitários.

Desde 2010, a Ufopa ocupava salas no prédio, só a partir de 2013 foram alugados todos os andares para as atividades da universidade. O anexo, do prédio também abrigou setores da Ufopa. Este foi o primeiro a ser desocupado.

Com a desocupação e readequação de setores em outras unidades, serão reduzidos gastos com aluguéis, e a comunidade acadêmica terá mais conforto e comodidade para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além das administrativas, segundo a reitoria da universidade.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/07/11/ufopa-desocupa-predio-que-abrigou-atividades-da-unidade-amazonia-por-10-anos-em-santarem.ghtml