Ultima atualização em 17 de Junho de 2021 às 13:49

Atendimento psicológico gratuito é ofertado pela Ufopa a estudantes do Instituto de Ciências e Sociedade

06/11/2021- É Notícia Pará - Portal de Notícias - Positiva

17 de Junho de 2021 às 13:39

Um grupo de terapia foi criado para atender alunos do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que estejam enfrentando problemas psicológicos, principalmente os que tiveram situação agravada devido à pandemia de Covid-19.

Conforme a coordenação, inicialmente os atendimentos psicológicos serão aos alunos instituto, mas poderão ser ampliados. O projeto foi idealizado a partir de diálogos entre docentes, técnicos e discentes e é conduzido por uma psicóloga. Os atendimentos se iniciaram no mês de maio deste ano.

Para fazer parte do grupo de terapia, os discentes dos cursos de Direito, Gestão Pública, Economia, Arqueologia e Antropologia devem entrar em contato com seus respectivos centros acadêmicos para ser inseridos no grupo.

A ideia leva em consideração o fato de o estudante, na maioria das vezes, não ter recursos para se alimentar corretamente ou pagar Internet, e muito menos ter condições de pagar por atendimento psicológico.

Na Ufopa, as aulas retornaram somente este ano e de forma remota. Os estudantes que estão conseguindo acompanhar as atividades se depararam com momentos difíceis, devido ao avanço tecnológico e de terem que se adaptar a isso de forma acelerada.

Para a psicóloga Carise Pedroso, que faz os atendimentos no projeto, a terapia em grupo é uma abordagem importante para trabalhar com jovens. "Este é um grupo de autoconhecimento, em que a dor de um é reflexo do outro, e o melhor método de uma ação em grupo é você sentir, ver e perceber a dor do outro em você", disse. Ela assegura ainda que neste processo de troca os alunos conseguem ver no outro razão para melhorar a saúde mental.

(Fonte: G1)

Link: https://www.enoticiapara.com.br/post/atendimento-psicologico-gratuito-e-ofertado-pela-ufopa-a-estudantes-do-instituto-de-ciencias-e-sociedade