Criado em 2 de Julho de 2021 às 14:11

26/06/2021 - Agência Pará - Ufopa citada

2 de Julho de 2021 às 14:11

Governo lança chamada 2021 do programa Forma Pará
Por Fernanda Graim (SECTET)

Abertura: 29/06/2021 16h00
Encerramento: 29/06/2021 18h00
Local: Estação Gasômetro
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, 830
Contatos: Ascom/Sectet- 4009-2514/ Fernanda Graim - (91) 98264-9246

Nesta terça, 29 de junho, o Governo do Estado lança a chamada 2021 do programa Forma Pará, com a presença do Governador do Pará, Helder Barbalho. Nesta etapa, o programa conta com a parceria de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas existentes no estado e oferta quase 2000 novas vagas, o dobro do que já foi ofertado nas duas chamadas anteriores, em 2019 e em 2020.

O Forma Pará visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens, além de mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por IES públicas no estado. O programa é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) unindo esforços com as instituições de ensino, Prefeituras e organizações sociais.

Em 2019, quando o programa foi lançado, foram ofertadas 1000 vagas, distribuídas em 20 turmas, espalhadas em 15 municípios paraenses. Nessa primeira etapa, participaram como parceiras a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Já na segunda etapa, cuja prova ocorre no dia 4 de julho de 2021, a oferta se ampliou a 21 municípios ou distritos paraenses, com 1095 novas vagas distribuídas em 23 turmas. Dessa vez, além de Uepa e Unifesspa, as IES públicas parceiras também foram a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Com a chamada 2021, o Forma Pará chega a um total de mais de quase 4.000 vagas ofertadas, em três anos, de cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Ao todo, são mais de 50 municípios alcançados em 10 das 12 regiões de integração do estado.

Para os moradores dessas regiões, o programa representa uma porta de acesso à qualificação profissional. A cada etapa, são atendidas as demandas de determinado número de municípios com novos cursos em localidades diferentes.

Portanto, os cursos se configuram como oportunidades únicas que devem ser aproveitadas ao máximo pelos estudantes, que assim, têm a chance de transformar suas vidas para melhor.  O Forma Pará é o programa do governo do estado que, por meio da educação, promove o desenvolvimento dos municípios, das regiões, enfim, de todo o Pará.

Porta-voz: Governador Helder Barbalho

Link: https://agenciapara.com.br/pauta/3672/