Criado em 2 de Julho de 2021 às 14:07

2 de Julho de 2021 às 14:07

Prefeito participa de assinatura de programa de formação superior
Por Fabricio Lopes

Município de Belém integra a parceria com Programa Forma Pará para reduzir déficit de educação superior na capitalFoto: MARCOS BARBOSA-COMUSPreviousNext
Com o objetivo de ofertar mais vagas de ensino superior na cidade, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da cerimônia  de assinatura do convênio da chamada 2021 do programa Forma Pará, instituído pelo Governo do Estado, que pretende ofertar 4 mil novas vagas no ensino superior nas universidades e institutos federais e estaduais, distribuídos em 54 municípios paraenses incluindo Belém. No primeiro momento, as vagas serão ofertadas na capital e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira, 29, no teatro Estação Gasômetro, em Belém.

O prefeito de Belém define o programa Forma Pará como um ato de respeito com a autonomia dos municípios e com a juventude de maneira particular, ajudando a realizar o sonho da formação profissional superior baseada na solidez tecnocientífica.

Edmilson Rodrigues ainda destacou que na atual conjuntura a educação, ciência e tecnologia vêm sendo tratadas com desdém e ressalta, que quando se trata de acesso à ciência e tecnologia há necessidade do poder público ser pragmáticos.

Participaram da solenidade de assinatura do programa Forma Pará, o governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com parte de seu secretariado, e alguns prefeitos e representantes de municípios que serão contemplados pelo programa educacional.

Programa Forma Pará

O Forma Pará visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens, além de mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por IES públicas no estado. O programa é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), unindo esforços com as instituições de ensino, prefeituras e organizações sociais.

Em 2019, quando o programa foi lançado, foram ofertadas mil vagas, distribuídas em 20 turmas, espalhadas em 15 municípios paraenses. Nessa primeira etapa, participaram como parceiras a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Já na segunda etapa, cuja prova ocorre no dia 4 de julho de 2021, a oferta se ampliou a 21 municípios ou distritos paraenses, com 1095 novas vagas distribuídas em 23 turmas. Dessa vez, além de Uepa e Unifesspa, as IES públicas parceiras também foram a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Fonte: Governo do Pará