Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 18 de Junho de 2021 às 13:53

PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MODO DE FAZER CUIAS SÃO DEBATIDAS NO BAIXO AMAZONAS

02/06/2021 - Aldeia News - Ufopa citada

18 de Junho de 2021 às 13:51

PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MODO DE FAZER CUIAS SÃO DEBATIDAS NO BAIXO AMAZONAS
Arte E Cultura
 Cidades
2 De Junho De 2021Da Redação


O II Seminário do Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas ocorre nos dias 7 e 8 de junho com transmissão on-line. O evento, promovido pela Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marca os 18 anos da associação e tem a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O objetivo é discutir estratégias de proteção e valorização do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2015. O evento pretende mobilizar uma rede de parceiros que possam contribuir para a continuidade do artesanato de cuias com os seus elementos de referência cultural.

No dia 7, será realizado o webinário “A salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas: patrimônio cultural e acesso a mercados”, com a participação do Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), da Profa. Dra. Lucia Hussak van Velthem (Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG) e da mestra artesã Lélia Almeida Maduro (Presidente da Asarisan). O webinário será coordenado por Euceline Maria Caldeira de Sousa (Asarisan) e terá a participação da Profa. Dra. Luciana Gonçalves de Carvalho (Sacaca/Ufopa) como debatedora.

 O webinário será aberto aos interessados, com transmissão pelo YouTube. Não se exige inscrição, mas quem deseja receber certificado de participação deve inscrever-se no site do evento e assinar a lista de frequência disponibilizada durante o evento.

Já no dia 8, representantes de instituições convidadas se reúnem em dois grupos de trabalho para discutir: 1) estratégias de divulgação da marca coletiva Aíra; e 2) criação e consolidação de mercados para o artesanato de cuias.

O seminário faz parte do projeto “Salvaguarda do Modo de Fazer Cuias no Aritapera, Baixo Amazonas, Pará”, selecionado no Edital Patrimônio Imaterial – Lei Aldir Blanc, e conta com a parceria do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e da Diretoria de Cultura da Ufopa.

Programação
07/06 | 18h

Webinário – A salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas: patrimônio cultural e acesso a mercados

Palestrantes:

Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima (UERJ)

Profa. Dra. Lucia Hussak van Velthem (MPEG)

Mestra artesã Lélia Almeida Maduro (Presidente da Asarisan)

Coordenadora: Euceline Maria Caldeira de Sousa (Asarisan)

 
Debatedora: Profa. Dra. Luciana Gonçalves de Carvalho (Sacaca/Ufopa)

Transmissão: canal do Youtube Cuias Aíra

08/06 | 9h às 18h

Grupos de trabalho

Transmissão: Google Meet (link será enviado às instituições que confirmarem participação)

Fonte: Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

Foto: Tamara Saré

 

 

Link: https://aldeianews.com.br/2021/06/02/protecao-e-valorizacao-do-modo-de-fazer-cuias-sao-debatidas-do-baixo-amazonas/