Criado em 18 de Junho de 2021 às 13:00

Ufopa abre seleção para primeira turma do mestrado acadêmico em Letras; saiba como participar

15/06/2021 - G1 Santarém — PA - Positiva

18 de Junho de 2021 às 13:00

O resultado final da seleção será publicado em 8 de novembro. O início das aulas está previsto para março de 2022.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou edital de processo seletivo para ingresso na primeira turma do mestrado acadêmico em Letras. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (16) e seguem até 13 de agosto pelo site do programa.

Aprovado pela Capes em 2020, o PPGL tem como área de concentração “Estudos de Línguas e Literaturas na Amazônia” e é organizado em duas linhas de pesquisa:

Línguas, culturas e identidades na Amazônia;
Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia.
Nesta seleção, são ofertadas 15 vagas, sendo 8 para a linha 1 e 7 para a linha 2. Podem se inscrever candidatos graduados e estudantes no último semestre de graduação em Letras ou em áreas afins (Pedagogia, História, Comunicação Social, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e Direito).

A seleção terá cinco fases: prova de conteúdo; análise de projeto de pesquisa; análise de currículo Lattes; entrevista; e prova de proficiência em língua estrangeira. A prova de conteúdo consiste em uma questão dissertativa acerca de tema relacionado à bibliografia da linha de pesquisa de escolha do candidato, que deverá ser entregue no ato da inscrição. A última fase, de proficiência em língua estrangeira, poderá ser cumprida, de forma excepcional, após o ingresso no programa. O resultado final da seleção será publicado em 8 de novembro.

O início das aulas está previsto para março de 2022. As aulas serão presenciais, porém, temporariamente por conta da pandemia da Covid-19, poderão ser ofertadas de forma online ou híbrida.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/06/15/ufopa-abre-selecao-para-primeira-turma-do-mestrado-academico-em-letras-saiba-como-participar.ghtml