Criado em 15 de Dezembro de 2021 às 12:46

13/11/2021 - Agência Pará de Notícias - Ufopa citada

15 de Dezembro de 2021 às 12:46

Alunos de Santarém, Marabá e Curralinho recebem preparação para o Enem 2021

Projeto executado pela Seduc, a revisão intensiva para o exame nacional está beneficiando estudantes em várias regiões

O Projeto Enem Pará Itinerante chegou neste sábado (13) em Santarém, no Oeste do Estado. Mais de 200 estudantes participaram da revisão intensiva, com “dicas e macetes”, para melhorar o desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que ocorre nos próximos dias 21 e 28 de novembro. O projeto executado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já beneficiou mais de 06 mil pessoas em todas as regiões.

A aluna do 3º ano do ensino médio Vitória Silva pretende cursar Arqueologia, e disse estar muito ansiosa para o exame nacional. “Todos os alunos do 3º ano estão muito ansiosos. Eu, particularmente, estou achando ótimo. Nós não temos condições de pagar um cursinho particular. Eu acho que esse preparatório todo será muito proveitoso. No dia, nós temos aulas monótonas, mas aqui não; temos dicas. Ajuda a gente a compreender com mais facilidade as matérias, além do humor dos professores, que deixa tudo mais leve, principalmente nesta reta final”, avaliou a estudante.
Foto: Divulgação
As aulas oferecem aos alunos conhecimento e orientação para manter a tranquilidade na hora das provas
Foto: Divulgação

O aulão foi realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) - Campus Tapajós. Toda a programação é aberta para alunos da rede pública estadual que estejam concluindo o ensino médio, e também para quem já terminou os estudos. Os participantes receberam ainda material de estudo. As principais disciplinas abordadas durante o preparatório são: Matemática, História, Geografia e Física.

Foto: Ascom / SeducFoto: Ascom / Seduc
Estudante no aulão ministrado em Santarém
"Desacelerar" - O coordenador do projeto, professor Diego Maia, disse que nesses últimos dias que antecedem as provas do Enem o momento é de desacelerar e atentar para áreas específicas. “É hora de organizar o sono, definir um horário para descanso. Entre 22h30 e 23 h é o momento de parar, relaxar e voltar no dia seguinte aos estudos. A memória depende de um sono tranquilo, entre 8 h e 09 h é o ideal. Estamos aqui hoje, em Santarém, dando essas e outras dicas aos alunos. O nosso time fez uma análise das dificuldades mais presentes entre os nossos alunos, e aqui exploramos todas essas áreas. Fomos recebidos muito bem pelos alunos, que se mostraram interessados. Não é fácil passar um sábado todo estudando, mas vale muito a pena”, enfatizou o professor.Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Os alunos aproveitaram as ″dicas e macetes″
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Além de Santarém, outros municípios recebem o intensivão neste sábado. Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, a Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará reuniu mais de 150 alunos. Em Marabá, no Sudeste, cerca de 200 alunos se reuniram no Centro Universitário Pitágoras, na Rodovia BR-230 (Transamazônica). As aulas foram ministradas até as 12 h, com as disciplinas Redação, Biologia, Geografia e Química. Em Curralinho, no Arquipélago do Marajó, 170 estudantes aproveitaram o sábado para revisar as últimas matérias. O aulão ocorreu no auditório da Escola Lindalva Pinho, no bairro Centro. As disciplinas ministradas foram Química, Matemática e História.

Enem 2021 - Criado para ser utilizado como forma de avaliação da Educação Básica, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também abrange a missão de ser a força motivadora para transformações no currículo.

Hoje, o Enem tem sua principal importância como porta de acesso ao ensino superior, e busca maior aproximação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo ensino médio.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)

Link: https://agenciapara.com.br/noticia/32862/