Criado em 16 de Dezembro de 2021 às 12:34

Confira os selecionados das Mostras ParalelasConfira os selecionados das Mostras Paralelas

17/11/2021- Filmow - Ufopa citada

16 de Dezembro de 2021 às 12:34

O CineAlter 2021 divulga os filmes selecionados em suas quatro Mostras Paralelas: A Mostra Açaizeiro, apresenta produções em longas e curtas-metragens feitas por paraenses, com linguagem e abordagem livres e recortes nas suas mais variadas regiões e especificidades; Mostra Seringueira, traz o retrato, as vivências, e o relato dos povo indígenas que, em sua essência, não pertencem à violência do avanço sobre a natureza e ao individualismo da contemporaneidade e têm muito a nos ensinar; Mostra Castanheira apresenta em sua programação clássicos feitos por amazônidas e sobre amazônidas, sua cultura, suas vivências e desafios. Obras históricas, que levam o cinema feito na Amazônia para diversos cantos do mundo; E por fim, a Mostra Ypê revela histórias de periferia e comunidades locais realizadas em projetos de formação audiovisual, com linguagem experimental, produções de baixo custo e equipamentos alternativos.

As mostras paralelas trazem cerca de 30 filmes, com uma diversidade riquíssima, que contribuem para o debate das temáticas que conduzem o festival. As obras audiovisuais selecionadas também são importante instrumento de difusão da luta e da diversidade da Amazônia e de seus povos, assim como mostram para o mundo as belezas e os desafios da região.

Confira a lista completa dos filmes selecionados:

PUBLICIDADE

MOSTRA AÇAIZEIRO

Longas-metragens

“O Rio das Amarguras”, de Emano Loureiro (2021, Brasil, 62’)
“Minha Vida Por um Fio”, de Anna Karla Lima e Diego Alano Pinheiro (2021, Brasil, 56’)
“IDAYUÁ As Cores do Xingu”, de Val Araújo (2021, Brasil, 57’)
“Boi Pavulagem”, de Homero Flávio e Úrsula Vidal (2020, Brasil, 57’33”)
Curtas-metragens

“Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro (2011, Brasil, 26”)
“O que é Sairé?”, de Fábio Barbosa (2021, Brasil, 22’50”)
“Ervas e Saberes da Floresta”, de Zienhe Castro (2012, Brasil, 24’17”)
“Matinta”, de Fernando Segtowick (2010, Brasil, 20’)
“Facão Que Abre Caminhos”, de Witalo Costa Silva (2021, Brasil)
“Assustado”, de San Marcelo (2020, Brasil, 19’)
“A Guerreira Gavião”, de Robson Messias (2018, Brasil, 17’)
MOSTRA SERINGUEIRA

Longas-metragens

“Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro ( 2012,Brasil, 80’)
“Aikewara”, de Célia Maracajá e Luiz Arnaldo Campos (2017, Brasil, 80’)
Curta-metragens

“Ãgawaraitá: histórias amazônicas”, de Priscila Tapajowara (2021, Brasil, 6’13”)
MOSTRA CASTANHEIRA

“Vero o Peso”, de Januário Guedes, Sônia Freitas E Peter Roland (1984, Brasil, 14’ 27”);
“Um Dia Qualquer”, de Líbero Luxardo (1964, Brasil, 100’).
“Nossa Força é a Nossa União”, de Paulo Maldos (1984, Brasil, 36’02”)
“Naiá e a Lua”, de Vinícius Casimiro (2010, Brasil, 13’)
“Meu Tempo Menino”, de Emanoel Loureiro (2007, Brasil, 24’)
“Açaí com jabá”, de Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte. (2002, Brasil, 13”)
MOSTRA YPÊ

“Turismo no PAE Lago Grande”, de Ricardo Aires. (2021, Brasil, 2’48”)
“Os Guimarães”, de Udirley Andrade. (2019, Brasil, 6'57")
“O Pescador de Akayú Wasú”, de Delton Arapyun. (2021, Brasil, 07’35’’)
“O Mistério da Mangueira”, de Juci Bentes (2021, Brasil, 05’33’’)
“O Menino Encantado”, de Ademir Santos. (2020, Brasil, 10'37")
“O Kurumim Pretinho”, direção foi coletiva no âmbito do projeto Vídeo Cartas Tapajós (2021, Brasil, 2’58”)
“O Castigo de João pescador”, de Glenda Kumaruara (2021, Brasil, 2’59”)
“Mulheres da Periferia e Suas Lutas”, de (2021, Brasil, 10’)
“A Quinta do Mestre e a Sereia”, de Luciana França  (2021, Brasil, 27’24’’)
O CineAlter 2021 acontece de forma híbrida, entre os dias 18 e 23 de novembro, com exibições gratuitas totalmente on-line para todo território brasileiro, exterior e uma programação presencial na Vila de Alter do Chão.  De 18 a 25 de novembro a programação também é on-line, na plataforma CineAlter/Olhar Play.

Serão exibidos mais de 50 filmes, entre longas e curtas metragens, regionais, nacionais e latino-americanos, priorizando um recorte identitário e territorial, distribuídos em cinco mostras, sendo uma competitiva e quatro paralelas.  Os vencedores serão agraciados com o Troféu Muiraquitã.

O CineAlter 2021 é uma iniciativa de organizações regionais, com realização do Instituto Território das Artes (ITA) e a correalização da Associação de Teatro de Santarém (ATAS). A consultoria técnica é da Olhar Distribuição, de Curitiba-PR. O Festival também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Mandato do Deputado Federal Airton Faleiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) do Projeto Saúde e Alegria, Projeto Luz e Ação na Amazônia e conta com a participação efetiva das comunidades afetadas, a exemplo do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Associação Iwipuranga do povo Borari de Alter do Chão e Associação Comunitária da Comunidade Caranazal.

Para esta edição, o evento traz a atriz e diretora Lucélia Santos como embaixadora e terá como filme de abertura o longa “A Última Floresta”, com a direção de Luiz Bolognesi e Davi Kopenawa Yanomami como corroteirista.

Além da exibição de filmes, o CineAlter 2021 conta com uma rica programação multicultural presencial, com diversos artistas regionais que se apresentarão da Vila de Alter do Chão, como Felipe Cordeiro, entre outros.

A programação completa do Festival pode ser acessada pelo site

Imagem: CineAlter/Divulgação

Link: https://filmow.com/noticias/39606/confira-os-selecionados-das-mostras-paralelas/