Criado em 27 de Dezembro de 2021 às 14:09

Estudantes de Alenquer e Almeirim concorrem a 90 vagas ofertadas pelo Forma Pará

30/11/2021- G1 Santarém e região — PA - Ufopa citada

27 de Dezembro de 2021 às 14:09

Na Unifesspa, são 50 vagas do curso de Engenharia Civil. Já pela Ufopa, o curso é Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, com 40 vagas para Alenquer.

Já é no domingo (5) a prova do processo seletivo especial do Forma Pará, programa do governo do Estado executado em conjunto com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, prefeituras e organizações sociais. Na região oeste do Pará, há vagas para os municípios de Alenquer e Almeirim.

Por meio da Unifesspa, a oferta é de 50 vagas do curso de Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) o curso é Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, 40 vagas para Alenquer.

Já pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), a oferta é de 50 vagas para o curso de Engenharia Agronômica, em Novo Progresso.

Mais de 10.300 estudantes devem realizar a prova no domingo, quando concorrerão a 1.817 vagas ofertadas pela chamada 2021 do programa em 36 municípios/distritos paraenses.

Sobre o Forma Pará
Um dos principais objetivos do programa é reduzir o déficit da educação superior no Pará e ofertar cursos em municípios/distritos que não tenham campi de instituições ou que possuam demanda para cursos que não são ofertados.

No dia 8 de outubro de 2021, o governador Helder Barbalho publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), uma Lei que transformou o Forma Pará em Programa de Estado, não mais de Governo. Assim, fica garantida a continuidade do programa nas próximas gestões de governo, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior no estado.

A publicação da lei ainda permite que o programa oferte cursos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/11/30/estudantes-de-alenquer-e-almeirim-concorrem-a-90-vagas-ofertadas-pelo-forma-para.ghtml