Criado em 14 de Dezembro de 2021 às 11:57

Pesquisa mapeia 34 línguas indígenas faladas no Pará e lança mapa interativo com resultados

08/11/2021 - G1 Santarém e Região — Pará - Ufopa citada

14 de Dezembro de 2021 às 11:57

Primeira fase de estudos catalogou dados entre março e setembro de 2021. Projeto é elaborado por pesquisadores de três universidades paraenses, incluindo a Ufopa.

Durante sete meses pesquisadores de três universidades do estado fizeram o mapeamento das línguas indígenas faladas no Pará. O levantamento ocorreu entre março e setembro de 2021 e identificou 34 línguas.

Esta é a primeira etapa do projeto "As línguas indígenas no Pará em 2021: fraturas do contemporâneo", que já teve como resultado um mapa interativo que apresenta as línguas indígenas no estado do Pará.

Acessando o mapa e clicando nos nomes das línguas indígenas, o internauta encontra informações sobre as terras e territórios indígenas e conhece um pouco sobre as 34 línguas indígenas faladas.

Acesse mapa aqui
O projeto foi realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), com a participação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult-Pará), no âmbito da Lei Aldir Blanc.

A proposta visava a construir o mapa interativo e um documentário com a localização dos falantes em terras indígenas, o número aproximado de falantes, o tronco linguístico a que suas línguas pertencem e as indefinições quanto à origem genética de algumas línguas. O projeto é coordenado pela professora Ivânia Neves (UFPA), também coordenadora do Gedai.

Dados da Federação dos Povos Indígenas do Pará, em 2020, apontam que, atualmente, pelo menos 65 povos indígenas, entre isolados e contactados, vivem no território paraense. De acordo com o relatório, assinado pela professora Ivânia, na primeira fase da pesquisa foram registradas 34 línguas indígenas no estado, sem contar as línguas dos 13 povos isolados que vivem dentro das fronteiras paraenses.

São dezoito línguas Tupi, quatro línguas Macro-Jê, nove línguas da família Karib, uma língua da família Karajá, uma língua da família Aruak e uma língua Warao, além de treze povos isolados.

Para que a pesquisa catalogasse os dados estudantes indígenas participaram da primeira etapa. "Em suas pesquisas, eles produziram uma série de vídeos com o objetivo de mostrar os usos sociais de suas línguas na atualidade. A comunicação com alguns deles, em função das dificuldades com o acesso à Internet, aconteceu principalmente por grupos de WhatsApp. Para orientar as pesquisas, produzimos uma série de tutoriais em formato escrito e em audiovisual”, disse a professora Ivânia.

Link : https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/11/08/pesquisa-mapeia-34-linguas-indigenas-faladas-no-para-e-lanca-mapa-interativo-com-resultados.ghtml