Criado em 15 de Dezembro de 2021 às 12:52

Universidades abrem inscrições para mestrado em educação escolar indígena no Pará

15/11/2021 - G1 Pará — Belém - Ufopa citada

15 de Dezembro de 2021 às 12:52

Curso é ofertado em parceria entre quatro instituições de ensino superior. Inscrições vão até 24 de novembro e devem ser feitas de forma online.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Indígena (PPGEEI) abre inscrições nesta segunda-feira (15) para o curso de mestrado em universidades do Pará. São 20 vagas gratuitas e os interessados podem se inscrever até 24 de novembro de forma online.

O curso é ofertado em parceria insterinstitucional entre Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O curso é destinado a indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem, portadores de diploma de Licenciatura Plena reconhecido por órgão oficial brasileiro, alunos indígenas concluintes de Cursos de Licenciatura, que atendam aos critérios solicitados no edital.

Mestrado em educação escolar indígena está com inscrições abertas

Para quem está na graduação, é necessário estar concluindo o curso de graduação antes do período de matrícula no mestrado, em caso de aprovação. Haverá três fases eliminatórias durante o processo seletivo. Todas as regras podem ser conferidas no edital.

Para inscrição é preciso apresentar os seguintes documentos: declaração digitada ou manuscrita de pertencimento à comunidade indígena, emitida e assinada por cacique ou liderança indígena reconhecida pelo povo indígena de origem. A seleção inclui análise do projeto de dissertação, currículo Lattes, e entrevista.

Linhas de pesquisa

O Mestrado de Educação Escolar Indígena é composto por duas linhas de pesquisa: Currículo, Modos de fazer, e Avaliação em Educação Escolar Indígena; Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena.

Link: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/11/15/universidades-abrem-inscricoes-para-mestrado-em-educacao-escolar-indigena.ghtml