Criado em 14 de Dezembro de 2021 às 11:16

04/11/2021- Portal Roma News - Ufopa citada

14 de Dezembro de 2021 às 11:16

Variante Delta da covid-19 é identificada em 30 policiais de Santarém

Variante Delta da covid-19 é identificada em 30 policiais de Santarém - Crédito: Reprodução/Ascom PM
Crédito: Reprodução/Ascom PM

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), cerca de 30 pessoas testaram positivo para variante delta, considerada a mais perigosa. O caso aconteceu em outubro deste anos, após um surto de covid-19 em mais de 50 alunos durante curso de aperfeiçoamento de sargento no município de Santarém, no Pará.

Mais de 90 alunos do curso foram notificados com síndrome gripal, suspeitos de covid-19. Todos foram submetidos à coleta de secreção nasol, e orofaríngea. Segundo informações da PM, todos já haviam sido vacinados.

Marcos Prados, professor e coordenador do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) confirmou a informação.

A coleta das amostras do policias militares infectados foram repassados a Fiocruz, que detectou a presença da variante delta nos exames. O Labimol afirmou que, somente em Santarém, os números de casos positivos aumentaram mais 300%.

De acordo com o relatório de produção mensal do Labimol, no mês de outubro, quatro municípios apresentaram aumento considerável de casos, indicando um surto de covid-19 em Alenquer, Mojuí dos Campos, Rurópolis e Santarém. Os dados elevaram o percentual de casos da doença no Oeste do Pará.

No mês de setembro, dos exames feitos, 10,3% foram positivo. Em outubro, esse índice subiu para 22,7%.

Link: https://www.romanews.com.br/cidade/variante-delta-da-covid-19-e-identificada-em-30-policiais-de-santarem/140140/