Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 13 de Outubro de 2021 às 16:38

Senador Jader propõe energia solar em universidades federais

03/10/2021 - Diário Online - Ufopa citada

13 de Outubro de 2021 às 16:38

Senador Jader propõe energia solar em universidades federais


O senador, que contribuiu para a implantação da geração de energia fotovoltaica da Ufopa, apresentou projeto de lei que pretende levar esse sistema para outras instituições federais de ensino superior do país.

 Autor: Luiza Mello

    
Imagem ilustrativa da notícia Senador Jader propõe energia solar em universidades federais
 | Divulgação
 Ouça esta reportagem 


Aenergia solar pode ser a solução para o Brasil enfrentar a crise energética que se agrava a cada ano com a estiagem e o baixo volume dos rios, o que prejudica a geração de energia nas usinas hidrelétricas. Além de produzir energia sustentável e limpa, o sistema fotovoltaico pode gerar economia financeira a médio e longo prazos. Essa é a aposta do senador Jader Barbalho (MDB-PA) que contribuiu para a implantação do sistema de geração de energia fotovoltaica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e por meio de um projeto de lei apresentado na semana passada ao Senado, pretende levar esse sistema para outras instituições federais de ensino superior do país.


O projeto estabelece que o governo federal deverá disponibilizar linhas de crédito para atender a demanda das universidades federais. Prevê também a participação do Congresso Nacional, por meio de indicação de emendas individuais ou das bancadas estaduais. A intenção do senador Jader é transformar em lei o programa de incentivo à energia solar já existente no Ministério da Educação, cujos estudos estimam a redução da conta de energia das universidades e institutos federais em R$ 25,5 milhões por ano.

“O custo-benefício da geração de energia solar tem levado governos estaduais, grandes empresas e o consumidor comum, de uma forma geral, a investir em ações e linhas de crédito para promover a energia solar, que ganha força com os problemas de abastecimento que estamos enfrentando e que tendem a se agravar”, informa o senador, que indicou recursos por meio de emenda individual para que o projeto da Ufopa fosse viabilizado.

No Brasil a energia solar pode ser utilizada em residências, comércios, empresas, indústrias, escolas, usinas, estádios, postes de iluminação e em prédios públicos. O governo federal tem concedido incentivos fiscais e novas linhas de financiamento para a aquisição de painéis solares e geradores.

Jader lembra que devido à sua extensão e proximidade com a linha do equador, o Brasil tem um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. “É um dos países que mais recebe irradiação solar, o que faz com que tenha alto potencial de desempenho dos sistemas fotovoltaicos”, destaca.

 

Link: https://dol.com.br/noticias/para/675371/senador-jader-propoe-energia-solar-em-universidades-federais?d=1