Criado em 22 de Outubro de 2021 às 12:57

Testagem em massa contra covid-19 é realizada em 800 servidores da educação em Santarém

08/10/2021 - Roma News - Ufopa citada

22 de Outubro de 2021 às 12:57

Uma ação integrada está realizando a testagem em massa em 800 professores e técnicos da rede pública estadual do município de Santarém. A iniciativa é desenvolvida pelo 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e pela Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas e Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Em Santarém, o retorno gradual às aulas tem seguido o planejamento do Governo do Estado. “Nesse atual momento, percebemos um quantitativo significativo de alunos nas escolas, principalmente nas maiores. O número do presencial está aumentando. Temos a preocupação com a saúde do servidor e essa é uma forma de garantirmos a assistência para professores, serventes, merendeiras, agentes de portaria e assistentes administrativos”, acrescenta Dirceu.

Diretora da regional de Santarém da Sespa, Aline Liberal Cunha afirma que o contágio tem caído progressivamente no município. “Já tivemos uma baixa considerável no número de casos por conta da vacinação. Percebemos em relação ao número de casos notificados e internados. É mais uma triagem para avaliar o cenário e garantir que o retorno ocorra de forma segura”, pontua.

Aline ainda explica que o exame RT-PCR tem um alto padrão de detecção. “As equipes têm uma programação de visita nas unidades de ensino, os servidores receberão orientações e farão a coleta. Os resultados serão enviados para as escolas por e-mail. Iniciamos no dia 6 e seguiremos por todo o mês de outubro. Também reforçamos os cuidados com a comunidade escolar na continuidade das medidas preventivas”, pontua.

Com informações da Agênica Pará.

Link: https://www.romanews.com.br/cidade/testagem-em-massa-contra-covid-19-e-realizada-em-800-servidores-da/137187/