Criado em 10 de Setembro de 2021 às 12:22

02/09/2021- Rede Pará - Positiva

10 de Setembro de 2021 às 12:22

Ufopa inaugura segunda fase do prédio do Campus Juruti

A obra iniciou-se em março de 2020 com o objetivo de concluir inteiramente o andar térreo
Por Benigna Soares

Ufopa, Campus Santarém, Unidade Tapajós.Foto: Acervo Ufopa
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugurou no dia 30 de agosto de 2021 a segunda fase do prédio do Campus Juruti. No valor de R$ 1.607.248,23, a obra iniciou-se em março de 2020 com o objetivo de concluir inteiramente o andar térreo, ampliando assim o espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus, que oferece dois cursos de graduação: Engenharia de Minas e Agronomia. Também foram instalados 284 módulos fotovoltaicos (placas solares), tornando o campus autossuficiente em termos de energia elétrica.

“Nesta segunda etapa, estamos entregando o andar térreo, toda a fachada e a cobertura do prédio, bem como as placas fotovoltaicas”, explica a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, que também preside o Comitê Gestor de Obras da Ufopa. “A obra total tem uma previsão de investimento de R$ 17 milhões. Os outros andares serão concluídos em momento posterior. É uma importante etapa para a ampliação de oferta de cursos no município de Juruti e a possiblidade de novas parcerias também com a instituição”.

O andar térreo foi entregue totalmente pronto, com o acabamento necessário: forro, pintura, piso cerâmico, portas e janelas. Com isso, o espaço para as atividades acadêmicas se duplicou. Agora a comunidade acadêmica conta com quatro novas salas de aula e quatro laboratórios — de Informática, de Agronomia, de Engenharia de Minas e de Química — que estão em processo de adequação para a instalação dos equipamentos, além de duas salas para as coordenações dos cursos.

“O impacto da obra nas atividades acadêmicas será gigantesco, porque sempre tivemos muitas limitações de espaço, a infraestrutura era um ponto que deixava a desejar”, explica o diretor do campus, Raphael da Costa Silva. “Com todo o térreo pronto, vamos conseguir finalizar o processo de consolidação dos dois cursos de graduação que temos, além de poder receber, de forma adequada, as novas turmas que vão entrar”.

Segundo Raphael Silva, hoje o Campus Juruti possui cerca de 400 alunos, 12 professores e 25 servidores, incluindo os terceirizados. “Com essa inauguração, vamos ter mais facilidade em fazer a divisão das turmas, ministrar disciplinas, ter aulas práticas e fazer uso de laboratórios, que são muito necessários aos nossos dois cursos. Com o uso desses laboratórios, vamos evoluir no aspecto da pesquisa, do ensino e da extensão”.

Ufopa, Campus Alenquer
Solenidade — Participaram da solenidade de inauguração da segunda fase do Campus Juruti: o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz; a vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier; o deputado federal Nilson Pinto; o diretor do Campus Juruti, Raphael da Costa Silva; o presidente do Fórum de Diretores de Campi, Luamin Sales Tapajós; a prefeita de Juruti, Lucídia Belitah de Abreu Batista; o presidente da Câmara Municipal de Juruti, Francinei Andrade; e o Superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vitor Marques Viana.

Link: https://redepara.com.br/Noticia/221460/ufopa-inaugura-segunda-fase-do-predio-do-campus-juruti