Criado em 19 de Maio de 2022 às 11:52

Arquidiocese de Santarém divulga programação de recital, espetáculo sacro, procissão e vias sacras; veja horários

14/04/2022 - G1 - Ufopa citada

19 de Maio de 2022 às 11:52

Celebrações acontecem de quarta (13) até sexta-feira (15).
Por g1 Santarém e região — PA

A Semana Santa começou no úlitmo domingo, 10, e segue com celebrações durante a semana — Foto: Reprodução/TV Tapajós

A Semana Santa começou no úlitmo domingo (10), o Domingo de Ramos, e segue durante toda a semana com celebrações em Santarém, oeste do Pará. As paróquias da diocese de Santarém estão preparando peças teatrais, recitais e vias sacras para o período de 13 a 15 de abril. A programação da tradicional data cristã foi divulgada nesta quarta-feira (13).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A Semana Santa é marcada por diversos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Jesus.

A Ceia do Senhor, que marca o início do tríduo (observância religiosa que dura três dias), a encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo e a procissão são alguns desses rituais tradicionais.

Recital da Paixão

Quando: sexta-feira, dia 15, às 19h30
Onde: na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima
A entrada é gratuita.

“Procissão do Encontro” em Santarém

Quando: sexta-feira, dia 15, às 10h
Onde: no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) . Este ano ocorre em forma de carreata.
Acontecerá o encontro das imagens do “Senhor dos Passos”. O Arcebispo Dom Irineu Roman, CSJ, estará acompanhando a carreata que sairá do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com a imagem do “Senhor dos Passos”.

Procissão do Senhor Morto

Quando: sexta-feira, dia 15, às 15h
Onde: na Catedral Metropolitana de Santarém
Espetáculo Sacro “Jesus, o Filho do Homem”

Quando: sexta-feira, dia 15, às 19h30
Onde: Igreja Aparecida, bairro Aparecida
O ingresso custa R$ 5,00 (crianças menores de cinco anos não pagam) e está sendo vendido na secretaria da paróquia em horário comercial. A coordenação informa ainda que até quinta-feira (14) há plantões de venda de ingressos com membros do Grutap na área ao lado da igreja, das 19h30 às 22h.

Via Sacra (Sant’Ana)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 7h30
Onde: na Igreja de Sant’Ana
Via Sacra (Comunidade N.Sra. das Graças)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 8h
Onde: na comunidade Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Clara
Via Sacra (Paróquia São João Batista)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 7h
Onde: na Paróquia São João Batista, bairro Jardim Santarém
Via Sacra (Paróquia Santa Terezinha)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 11h
Onde: na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, bairro Jardim de Santarém
Via Sacra (Paróquia de Fátima)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 8h
Onde: na Paróquia N. Sra. de Fátima, bairro de Fátima
Via Sacra (Paróquia de Nazaré – Lago Grande)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 7h
Onde: na Vila do Curuai, Região do Lago Grande
Via Sacra (Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 8h30
Onde: na comunidade N. Sra. do Perpétuo, bairro Liberdade
Via Sacra (Comunidade Menino Jesus)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 8h via sacra na praça, 18h celebração do Beija Cruz, 19h exibição do curta metragem Paixão e Morte de Cristo produzido pelos jovens da comunidade Menino Jesus e Santa Cara (Caranazal)
Onde: na comunidade do Menino Jesus, bairro Mapiri
Via Sacra (Igreja Santa Clara)

Quando: sexta-feira, dia 15, às 7h30
Onde: Comunidade Santa Clara, bairro Caranazal
Vias Sacras (Área Pastoral Santa Paulina)

Quando: sexta-feira, dia 15
Onde: na Igreja da Glória será das 7h30 às 11h30 e na Igreja Santo Expedito das 8h às 11h30.
Via Sacra (Paróquia São José)

Quando: sexta-feira, dia 15, ás 14h
Onde: no planalto santareno, Paróquia São José, BR-163
Área Pastoral N. Sra. de Nazaré

Quando: sexta-feira, dia 15, a partir das 9h
Onde: começa na área Pastoral N. Sra. de Nazaré medita, com encenação, as 15 estações da Via Sacra, saindo da Igreja de São José, bairro Bela Vista, até a Igreja de N. Sra. de Nazaré, bairro Vitória Régia.
Caminhada Penitencial: inicia a partir das 14h30 saindo da Igreja Santo Antônio, bairro Ipanema II, seguido até a Igreja de São João Batista, bairro Ipanema.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/04/13/arquidiocese-de-santarem-divulga-programacao-de-recital-espetaculo-sacro-procissao-e-vias-sacras-veja-horarios.ghtml