Criado em 20 de Maio de 2022 às 17:40

Curso de Direito da UFOPA é um dos três do Pará que atendem aos requisitos de qualidade avaliados pela OAB nacional

28/04/2022 - OEstadonet - Positiva

20 de Maio de 2022 às 17:40

Portal OESTADONET - 28/04/2022

Apenas três cursos de direito -- entre os 50 em funcionamento no estado do Pará, segundo dados do Ministério da Educação -, atendem aos requisitos mínimos de qualidade avaliados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Selo OAB Recomenda busca destacar os cursos jurídicos que, efetivamente, têm qualidade no país.

Os cursos de direito do Pará, recomendados pela OAB, são das seguintes unidades: Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Universidade Federal do Pará (UFPA, em Belém, e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, aqui em Santarém.

O Selo foi criado com o intuito de colaborar com a formação de futuros advogados, uma vez que a má qualidade do ensino tem impacto direto na carreira e no exercício profissional.

Para o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que presidiu a Comissão Especial para Elaboração da 7ª Edição do Selo OAB Recomenda, os números revelam a necessidade de frear a proliferação desenfreada de cursos de direito e a ampliação irresponsável de vagas naqueles já existentes.

Para avaliar um curso de direiro, a OAB considera como critérios mínimos a participação de estudantes desses cursos em pelo menos três dos últimos cinco Exames de Ordem e um total mínimo de 60 participantes presentes nas cinco últimas provas, além da nota do Enade de 2018.

Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/21723/curso-de-direito-da-ufopa-e-um-dos-tres-do-para-que-atendem-aos-requisitos-de-qualidade-avaliados-pela-oab-nacional/