Criado em 20 de Maio de 2022 às 11:28

21/04/2022 - O Liberal -Ufopa citada

20 de Maio de 2022 às 11:28

Garrafas PET são reutilizadas na construção de tanques de peixes em Oriximiná

Para cada reservatório são necessárias entre 500 a 1.000 unidades de garrafas. Uma economia de R$ 35 mil redirecionada para projetos sociais em atendimento às condicionantes nas comunidades

O Liberal
Reprodução / Yuri Moura-MRN
A equipe do Projeto de Apoio à Piscicultura, da Mineração Rio do Norte (MRN), buscou uma forma de agregar valor e diminuir custos na construção de tanques, com o uso de garrafas PET descartadas pela população. (Reprodução / Yuri Moura-MRN)
Curta a nossa página e veja mais notícias como essa!

Garrafas PET (polietileno tereftalato) estão sendo utilizadas na montagem de tanques de peixes nas comunidades ao redor do rio Trombetas, no município de Oriximiná, oeste paraense. A equipe do projeto de apoio à piscicultura da Mineração Rio do Norte (MRN) é a responsável pela execução. Para cada reservatório são necessárias entre 500 a 1.000 unidades de garrafas.

De acordo com o analista ambiental, Nivaldo Silva, 9 mil garrafas são coletadas por mês. 50%, do total de garrafas, são direcionadas para doação às comunidades, e as demais são enviadas para empresas recicladoras, movimentando outras cadeias de valor. O processo economiza R$ 35 mil reais, destinados a projetos sociais de atendimento às comunidades.

Os tanques conseguem flutuar pela substituição das bombonas  – equipamentos que auxiliam na estabilidade da estrutura – pelas garrafas PET de dois litros, o que torna o uso sustentável, explica  Genilda Cunha, coordenadora do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. “Além de conscientizar os comunitários sobre o reaproveitamento das garrafas e promover a educação ambiental quanto ao descarte correto do resíduo, é realizada a capacitação para ensiná-los a usar as garrafas com segurança, na fabricação dos tanques. Para isso, a equipe investiu em pesquisas em parceria com a universidade regional para otimizar essas construções”, argumentou.

Miguel Canto, técnico em Aquicultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), conta que as garrafas foram utilizadas com o auxílio de um invento feito a partir da reutilização de câmara de ar de pneus de bicicleta e bomba de ar, que enchem as garrafas, auxiliando na flutuação. A criação é da equipe técnica do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Ambiental (GPFA) da UFOPA,, diz. “A utilização das garrafas de forma comum, apenas fechando com a tampa, não suportaria a pressão da água, e isso faria com que elas perdessem a sustentação dos tanques com o tempo. Nós aprimoramos as garrafas com ar comprimido para que elas se tornassem mais resistentes. O resultado foi a produção de um tanque mais estabilizado e com maior tempo de duração, com uma estimativa de até dez anos de uso”, afirmou.

Para cada reservatório são necessárias entre 500 a 1.000 unidades de garrafas. Reprodução / Yuri Moura-MRN
As mudanças são bem aceitas pela comunidade, é o que afirma a moradora da comunidade Bacabal, Maria Mota, conhecida como "Zuma". “Antes, tínhamos que sempre trocar as bombonas entre três e cinco anos, ou até menos. Além disso, os tanques afundavam e tínhamos que ir atrás de material para construir novos. Agora, a mineradora traz as garrafas e colocamos no tanque, fica mais firme para trabalhar e dura mais tempo flutuando na água, além de ser mais seguro”, declarou.

“Vovó Chiquinha” como é conhecida Francisca Gomes, trabalha há 10 anos com a criação de peixes na comunidade de Acapuzinho. Ela vê no projeto uma forma de ampliar os cuidados com o meio ambiente. “Quando a equipe chega na comunidade é uma alegria porque é para colaborar com a melhoria da nossa produção. Muitas pessoas jogam garrafas fora, às vezes de forma incorreta, poluindo o meio ambiente. Com essa ideia, elas estão sendo úteis para a comunidade e, ainda, diminui os nossos custos. É muito bom ter a doação das garrafas e com a ajuda da tecnologia deles junto com a nossa experiência, podemos fazer uma troca de saberes”, relata.

Segundo Nivaldo Silva, analista ambiental da MRN, a empresa trabalha de forma integrada entre diversas áreas e junto à população. “Nós sensibilizamos a todos sobre a forma correta do descarte do resíduo, desde a separação até as formas de higienização. No caso do descarte das garrafas, os moradores do distrito de Porto Trombetas fazem essa entrega da forma correta, o que colabora para triagem do material antes de enviarmos às comunidades. A população é parte integrante desse processo”, comemora.

Genilda Cunha com a substituição das bombonas plásticas de 50 litros pelas garrafas PET de dois litros, há uma economia de cerca de R$ 35 mil que será redirecionada para projetos sociais em atendimento nas comunidades.

Link:https://www.oliberal.com/para/garrafas-pet-sao-reutilizadas-na-construcao-de-tanques-de-peixes-em-oriximina-1.525759