Criado em 20 de Maio de 2022 às 17:33

20 de Maio de 2022 às 17:33

Ufopa abre processo seletivo para mestrado em Recursos Naturais da Amazônia

Floresta amazônica — Foto: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa está ofertando 21 vagas para o curso de mestrado acadêmico. As inscrições já estão abertas, são exclusivamente na internet e seguem até 18 de maio de 2022. Faça sua inscrição AQUI.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O candidato, no ato de sua inscrição deverá escolher a linha de pesquisa e o pretenso orientador e encaminhar o Projeto de Pesquisa em PDF.

De acordo com o edital, sete vagas são destinadas à linha de "Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia", sete para a linha de "Genética e Conservação da Biodiversidade" e outras sete para a linha de "Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera".

O processo seletivo terá 3 fases: apresentação do projeto, entrevista e análise de currículo. A seleção dos candidatos será efetuado por uma Comissão Examinadora composta por docentes do PPGRNA e professores convidados indicada em reunião do Colegiado do programa.

Saiba mais sobre as linhas de pesquisa
1 - Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera: Compreende o estudo e a modelagem ambiental das relações que caracterizam o clima da Amazônia e os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na interação entre solo-planta-atmosfera, regulados por fatores fisiológicos, ambientais e humanos que controlam as trocas de energia, água e calor nos vários ecossistemas amazônicos. Dedica-se também a estudar o comportamento, interpretação e as interações da energia eletromagnética com os ecossistemas amazônicos, através do sensoriamento remoto, de modo a compreender a estrutura e a dinâmica destes ecossistemas.

2 - Estudo das relações filogenéticas e monitoramento da variabilidade genética, objetivando a detecção de possíveis impactos na variabilidade provocados por redução do tamanho efetivo ou mesmo tamanho do habitat; desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a produção animal no bioma Amazônia; e melhoramento de plantas e animais originárias da Amazônia, na sua interação com fatores bióticos e abióticos.

3 - Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia: Esta linha envolve estudos de bioprospecção bio monitorada de metabólitos primários e secundários de espécimes animais e vegetais da Amazônia; propriedades físico-químicas de produtos naturais da Amazônia; síntese e caracterização de novos materiais; obtenção de extratos brutos, óleos essenciais, toxina de animais, utilização de processos cromatográficos clássicos e realização de ensaios microbiológicos e farmacológicos.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/04/27/ufopa-abre-processo-seletivo-para-mestrado-em-recursos-naturais-da-amazonia.ghtml